Semana Teológica no Seminário São Paulo VI explora “Caminhos para uma Paróquia Sinodal”

Nos dias 28 a 31 de outubro, das 19h às 21h, o Seminário São Paulo VI abrirá suas portas para uma importante discussão teológica e pastoral. Através do Curso de Teologia Pastoral, será realizada a Semana Teológica, com o tema “Caminhos para uma Paróquia Sinodal”. Este encontro tem como objetivo proporcionar um aprofundamento no conceito de sinodalidade, um tema cada vez mais relevante para a prática pastoral na Igreja atual.

A sinodalidade, conforme resgatada pelo Papa Francisco no Sínodo dos Bispos, representa um retorno às raízes eclesiológicas das primeiras comunidades cristãs. Este conceito desafia a Igreja de hoje a se moldar em uma sociedade muitas vezes marcada pelo individualismo, propondo, em contrapartida, uma caminhada conjunta, onde todos — leigos e clérigos — participam da vida paroquial.

A Semana Teológica oferecerá aos participantes uma compreensão profunda da teologia da sinodalidade, fornecendo elementos teológicos que guiarão a prática e a espiritualidade pastoral em sintonia com a vontade divina para a Igreja. Essa busca efetiva visa fortalecer a comunhão e a participação efetiva em nossas paróquias, promovendo uma Igreja verdadeiramente sinodal.

Programação e Inscrições

A programação da Semana Teológica será dividida em quatro noites, cada uma focada em uma parte específica do tema:

• 28 de outubro: A teologia da Sinodalidade, com Dom Antônio Catelan, membro da Comissão Teológica Internacional.
  • 29 de outubro: Desafios e perspectivas para um caminho sinodal , com Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu.
  • 30 de outubro: A contribuição das comunidades apostólicas para uma paróquia sinodal, com o biblista Francisco Orofino.
  • 31 de outubro: A prática pastoral e a espiritualidade numa Paróquia sinodal em saída , com Pe. Paulo Sérgio, Coordenador de Pastoral da Diocese de Volta Redonda/Barra do Piraí.

Todos os leigos e clérigos da diocese estão convidados a participar dessa semana enriquecedora. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do link de inscrição abaixo. Para cobrir os custos do encontro, incluindo a emissão do Certificado de Participação, será solicitada uma contribuição de R$20,00.

Essa Semana Teológica é uma oportunidade ímpar para aprofundar o entendimento sobre a sinodalidade e aplicá-lo na vida pastoral de nossas paróquias, respondendo ao chamado de Deus para Sua Igreja. Não perca a chance de participar!

>>> Inscreva-se aqui <<<