“Se precisar, peça ajuda”: Diocese realiza ação apoio a Campanha Setembro Amarelo

Sempre atenta às pautas que impactam a sociedade, a Diocese de Nova Iguaçu aderiu à Campanha Setembro Amarelo, promovendo um momento de reflexão sobre saúde mental com seus colaboradores nesta sexta-feira. A campanha, que visa a conscientização e prevenção do suicídio, é uma iniciativa fundamental para salvar vidas e quebrar o estigma sobre o tema.

Além desse primeiro momento, estão sendo pensadas outras ações sobre a temática, trazendo informações essenciais aos colaboradores, promovendo o cuidado e a valorização da vida.

A Campanha Setembro Amarelo, oficializada em 2013 e amplamente divulgada no Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), é a maior campanha anti-estigma do mundo. Com o lema de 2024, “Se precisar, peça ajuda!”, o objetivo é incentivar as pessoas a falarem sobre seus sentimentos e buscarem apoio, mostrando que sempre existe uma saída.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma questão de saúde pública alarmante, com mais de 700 mil casos registrados anualmente em todo o mundo. No Brasil, cerca de 14 mil pessoas tiram suas próprias vidas a cada ano. Esses números reforçam a importância de iniciativas como o Setembro Amarelo, que trabalha para prevenir o suicídio, oferecendo suporte e promovendo o diálogo sobre saúde mental.

Com essa ação, a Diocese de Nova Iguaçu reafirma seu compromisso com a promoção da vida e o cuidado com o próximo, contribuindo ativamente para a conscientização sobre a importância de buscar ajuda em momentos difíceis.

Confira mais imagens do momento: