Diocese se faz presente em encontro nacional que reflete a evangelização dos jovens

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude das Dioceses e Assessores das Expressões Juvenis na Casa Dom Luciano, em Brasília, entre os dias 5 e 7 de setembro. O encontro reuniu mais de 250 delegados de mais de 230 dioceses do país e teve como objetivo fortalecer os esforços voltados à juventude católica no Brasil.

O padre assessor eclesiástico do Setor Juventude, Thiago Araújo e a secretária diocesana do setor, Sônia Régis, representaram a Diocese de Nova Iguaçu. Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para a evangelização das novas gerações, como o Documento 85 da CNBB e o projeto “Ao Seu Lado”.

“Estivemos no Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude, organizado pela Pastoral Juvenil. Tivemos grandes momentos de conhecimento, partilha, encontros e a certeza de que a nossa juventude está no caminho da evangelização. Que Deus continue abençoando nossa caminhada!”, falou Sônia Régis, secretária diocesana do Setor Juventude.

Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da comissão, expressou entusiasmo e união na abertura do evento, destacando o papel fundamental da juventude na Igreja: “Nós amamos as juventudes”, frase que foi repetida por todos em alta voz. Ele também ressaltou o reconhecimento mundial do trabalho da Igreja no Brasil.

A programação do encontro incluiu, além disso, sessões de reflexão sobre a assessoria, a preparação para o Jubileu dos Jovens em 2025, e um foco especial na prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens, um tema sensível e urgente. O encontro adotou o formato de rodas de conversa, inspirado nos processos sinodais promovidos pelo Papa Francisco, promovendo o compartilhamento de experiências e uma “conversa no Espírito”, onde os participantes trocaram vivências e perspectivas sobre os temas mais importantes discutidos.