Romaria Diocesana: Um belo sinal de comunhão, fraternidade e missão em Cristo

A Diocese de Nova Iguaçu neste sábado, 14 de setembro, tomou o Santuário Nacional de Aparecida, reunindo mais de dez mil fiéis vindos das sete cidades que compõem a diocese para sua tradicional Romaria a Casa da Mãe Aparecida. A peregrinação foi um dia especial de oração e devoção, celebrada no contexto do Ano da Oração, em preparação para o Jubileu “Peregrinos da Esperança” em 2025.

Santa Missa, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, no Altar Central da Basílica às 6h da manhã, abriu o dia dos romeiros em Aparecida. Em sua homilia, Dom Gilson ressaltou o significado da romaria como um sinal de comunhão e fé para os diocesanos. “Podemos achar que isso acontece por causa de um belo costume, mas acredito que há algo além: existe aquele amor que partilhamos junto da Mãe de Jesus e entre nós. A Romaria é para nós um belo sinal de nossa comunhão na fé, fraternidade concreta e na missão”, afirmou.

Durante a homilia, o bispo destacou também a coincidência da romaria com a Festa da Exaltação da Santa Cruz, enfatizando o papel central da Cruz na vida cristã. “A Cruz está no centro da nossa experiência de fé. Ela preside nossas assembleias, igrejas e casas. Não é uma cruz qualquer, mas a Cruz do Cristo, que nos ensina que o verdadeiro cristianismo passa pelo sacrifício e pela solidariedade com aqueles que sofrem”, destacou Dom Gilson, citando o Papa Francisco ao afirmar que “um cristianismo sem cruz se torna estéril”.

Além disso, Dom Gilson abordou temas contemporâneos, como a cultura do cancelamento e a inversão de valores, alertando para os desafios que os cristãos enfrentam em um mundo que muitas vezes despreza os valores do Evangelho:

Vivemos tempos de uma religiosidade materialista e pouco evangélica. A cultura do cancelamento ignora e ridiculariza aqueles que não seguem os parâmetros do politicamente correto. A Cruz de Cristo, porém, é o nosso sinal de resistência e amor, que não se acovarda diante das ameaças”.

Após a Missa, os romeiros participaram de uma procissão em direção à Tribuna Papa Bento XVI, onde houve um rito de Devoção Mariana, animado pelos vicariatos da diocese. Os fiéis rezaram o Terço Mariano e pediram a intercessão de Nossa Senhora Aparecida por suas intenções pessoais e pelas necessidades da Diocese de Nova Iguaçu.

Dom Gilson ainda lembrou da importância da devoção a Maria, mãe de Jesus, e de como ela, assim como todas as mães, reconhece e acolhe cada um de seus filhos. “Somos uma multidão, mas cada um é, diante da Mãe, apenas um filho. Nossa Senhora Aparecida reconhece cada um de nós e nos enche de confiança”, afirmou o bispo, incentivando os fiéis a não saírem de Aparecida sem antes se demorarem um tempo junto à imagem de Nossa Senhora.

A Romaria Diocesana foi transmitida ao vivo pelo canal do Santuário Nacional no YouTube, permitindo que aqueles que não puderam estar presentes participassem espiritualmente deste importante momento de fé e comunhão.

Veja mais imagens da Romaria Diocesana 2024:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom