No último sábado, 28 de setembro, aconteceu o Encontro Bíblico Diocesano, como parte das atividades de encerramento do Mês da Bíblia. O encontro, realizado no auditório Dom Adriano Hypólito, no Centro de Formação de Líderes (Cenfor), reuniu membros das paróquias, pastorais e movimentos da diocese. Organizado pela Comissão de Animação Bíblico-Catequética, contou com a assessoria do biblista Carlos Frederico Schlaepfer, doutor em Teologia Bíblica pela PUC-RJ.
Este ano, o Mês da Bíblia teve como tema o Livro de Ezequiel, inspirado no lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14), refletindo sobre a renovação espiritual em tempos de crise. Durante o encontro, foi destacada a relevância do profeta Ezequiel, que exerceu seu ministério durante o exílio babilônico, período de grande sofrimento para o povo de Israel. As profecias de Ezequiel, oferecem uma mensagem de esperança e restauração, conectando-se profundamente com o momento atual vivido.
Ao longo de setembro, a Diocese de Nova Iguaçu, em sintonia com a Igreja no Brasil, promoveu diversas atividades como estudos bíblicos, caminhadas, formações e gincanas, ressaltando a importância das Escrituras na vida cotidiana. O Mês da Bíblia é uma tradição no Brasil desde 1971, celebrando-se o Dia da Palavra no quarto domingo de setembro e culminando no dia 30, festa de São Jerônimo, patrono dos estudos bíblicos.
Confira imagens do encontro: