No próximo dia 20 de outubro, a Diocese de Nova Iguaçu reunirá jovens de diversos pontos da Baixada Fluminense para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2024. O encontro ocorrerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Cabuçu, das 7h às 13h30, e traz como tema “Juventudes na Cultura do Encontro”, além do lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”.
Criado em 1985, no contexto do Ano Internacional da Juventude, o DNJ se consolidou como um momento de celebração, reflexão e missão para a juventude católica em todo o Brasil. Visa engajar os jovens em atividades que promovem a paz, o diálogo e o amor ao próximo, reafirmando seu compromisso com a fé e a transformação social.
Este ano, a inspiração bíblica do DNJ é retirada do livro de Rute (Rt 1,16): “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo”, reforçando a importância do trabalho de construção de relações fraternas. A Pastoral da Juventude, através do jovem Edson Narciso Morais Cruz, da Diocese de Itapipoca (CE), foi responsável por criar a identidade visual do DNJ 2024. A arte foi inspirada na encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco e traz símbolos de paz, amor e solidariedade.
O encontro será marcado por momentos de fé, celebração e muita alegria, com a juventude católica tendo a oportunidade de partilhar experiências, refletir sobre os desafios contemporâneos e alinhar suas ações com a construção de um mundo mais justo e fraterno. O Setor Juventude, responsável pela organização, convida todas as expressões jovens da diocese a participarem, destacando o espírito de unidade e fraternidade que o DNJ promove.
Os jovens das paróquias, foranias e vicariatos já estão se mobilizando e se organizando para o encontro. Com isso estão sendo realizados os Pré-DNJ’s, momentos preparatórios que funcionam como um “esquenta” para o grande dia, reunindo as juventudes locais para refletirem sobre o tema e se prepararem espiritualmente para a celebração.
Ao longo de quase quatro décadas, o Dia Nacional da Juventude tem sido uma plataforma de reflexão sobre temas importantes para a juventude brasileira, sempre conectando espiritualidade com questões sociais e de direitos humanos. Desde seu primeiro tema em 1985, “Construindo uma Nova Sociedade”, o DNJ tem incentivado os jovens a pensarem criticamente sobre o seu papel na construção de um futuro mais justo.
Este ano, com o tema “Juventudes na Cultura do Encontro”, o DNJ 2024 reforça a importância do diálogo como ferramenta essencial para a construção de um mundo mais justo e fraterno, ecoando o chamado do Evangelho e da Igreja para uma cultura de paz e amor ao próximo.