Na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, ocorreu mais Encontro de Formação Pastoral da Diocese de Nova Iguaçu, com o tema “Planejamento Pastoral 2025”. O encontro reuniu lideranças pastorais, clero e representantes de paróquias ou comunidades no Auditório Dom Adriano Hypólito, no Centro de Formação (Cenfor).
O encontro começou com um momento de animação e acolhida, seguido por uma oração conduzida pela Comissão de Liturgia Diocesana. Padre Márcio João Rodrigues, coordenador de pastoral, foi responsável por dar as boas-vindas aos novos membros e parabenizar os aniversários do mês.
Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, fez uma breve saudação e destacou a importância do encontro para fortalecer as diretrizes pastorais em um ano especial para a Santa Igreja, que celebrará o Jubileu da Esperança em 2025. Em seguida, o vice- coordenador diocesano de pastoral, padre João Victor Maia, apresentou o tema central, detalhando as metas e os desafios para o próximo ano.
Após a explicação, houve uma ressonância da avaliação do atual Plano Pastoral, feito novamente pelo padre Márcio João. Este momento proporcionou reflexões sobre o que foi realizado e o que pode ser aprimorado para o próximo período pastoral.
O encontro também abordou as ações práticas para o Planejamento 2025, apresentadas pelo padre João Victor, além do calendário especial do Jubileu 2025, exposto pelo Padre Richard Borges. As propostas pastorais foram destacadas pelo Padre Márcio João, contemplando iniciativas como a Pastoral da Saúde, a Escola de Evangelização Santo André e a Casa da Solidariedade.
Para encerrar o encontro, Dom Gilson proferiu a benção final, em seguida, os participantes se reuniram para o almoço, se confraternizando, encerrando o encontro em um clima de comunhão e preparação para o próximo ano pastoral.]
Confira mais imagens do Encontro de Formação Pastoral:
Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom