Nota de Pesar pelo Falecimento do Revmo. Padre Bartolomeo “Meo” Bergese

0
467

Com profundo pesar, mas sustentados pela esperança na Ressurreição em Cristo Jesus, recebemos o falecimento do Revmo. Padre Bartolomeo “Meo” Bergese, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 09 de dezembro de 2024, aos 83 anos, na Casa do Clero de Fontanelle di Boves, na Itália.

Padre Meo nasceu em Fossano e, órfão de guerra, cresceu em Vigna, no Vale de Pesio. Foi ordenado sacerdote em 1964 e, desde então, dedicou-se com zelo ao serviço pastoral em diversas paróquias, além de atuar como diretor da Casa do Estudante e professor no Instituto “Baruffi”, em Ceva.

Seu amor missionário o conduziu ao Brasil, onde, de 1980 a 1990, serviu como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Cruzeiro do Sul, Diocese de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Foi um dos sacerdotes “fidei donum” enviados pela Diocese de Mondovì para comunidades periféricas, levando esperança e fortalecendo o Evangelho junto aos mais necessitados.

De volta à Itália, assumiu a Paróquia dos Santos Padroeiros da Itália, em Trastevere, Roma, e continuou seus estudos, concluindo licenciatura em Teologia Bíblica. Posteriormente, retornou ao Brasil, em 1998, para trabalhar na Diocese de Pesqueira (Pernambuco), junto à comunidade indígena Xucuru e aos camponeses sem-terra. Foi também responsável pelas Pastorais Sociais da Diocese e pela fundação do PODE, um centro de acolhimento e reabilitação para crianças e jovens com deficiência, transformando vidas com a ajuda de doações da Itália e da Diocese de Mondovì.

Nos últimos anos, já em sua terra natal, mesmo enfrentando problemas de saúde, colaborou com a Associação “La Tenda dell’Incontro”, sempre empenhado na evangelização e no serviço aos mais vulneráveis.

Padre Bartolomeo deixa um legado de fé, amor e dedicação à causa do Reino de Deus. Seu corpo será velado na terça-feira, 10 de dezembro, às 20h, no santuário de Fontanelle di Boves, e à meia-noite na Paróquia de São Pedro, em Chiusa Pesio Vigna. O funeral será realizado na quarta-feira, 11 de dezembro, às 19h, também em Vigna di Chiusa Pesio (Horários do Brasil).

A Diocese de Nova Iguaçu manifesta seu pesar por esta grande perda e convida a todos os fiéis a unirem-se em oração pelo descanso eterno de Padre Meo e pelo consolo de seus familiares e amigos.

Que este servo bom e fiel seja acolhido na alegria do Senhor, a quem serviu com dedicação durante toda sua vida.

Descanse em paz, Padre Bartolomeo Bergese!

 

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo Diocesano de Nova Iguaçu