Padre Bernard Masson: um coração missionário que pulsava pelo povo brasileiro

0
270

A manhã desta terça-feira, apesar do sol, foi marcada por um sentimento de profunda tristeza e gratidão. O céu se tornou palco da festa de acolhida de Padre Bernard Masson, missionário da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM), que partiu para a Casa do Pai nesta segunda-feira, 16 de dezembro. Padre Bernard faleceu na Casa Geral dos Padres CICM, localizada no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu.

Natural da Bélgica, Padre Bernard dedicou sua vida à missão no Brasil, país que adotou como lar há mais de cinco décadas. Sua partida repentina comoveu a Diocese de Nova Iguaçu, especialmente a comunidade da Paróquia Santo Elias, em Mesquita, onde serviu nos últimos anos como pároco. Desde a noite de segunda-feira, fiéis se reuniram para prestar suas homenagens ao último missionário belga presente entre nós.

A celebração das exéquias, realizada nesta manhã, foi presidida por Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, e contou com a presença de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito, além de uma expressiva representação do clero da Diocese, incluindo os cinco vigários episcopais e o superior provincial dos Missionários CICM, Padre Klaudius Rawildus, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cabuçu.

Durante a homilia, Dom Gilson destacou o amor de Padre Bernard pelo povo brasileiro e sua vocação missionária: “Ontem nós fomos surpreendidos com essa notícia do falecimento repentino do nosso irmão, Padre Bernard. Já há um tempo ele vinha procurando se tratar de problemas cardíacos e ontem então o Senhor o chamou para que ele pudesse ir ao seu encontro e estar onde sempre quis estar. Onde Padre Bernard sempre quis estar? Onde Deus o chamava! E onde Deus o chamou. O chamou para vir ao Brasil e ainda na Bélgica durante os seus estudos de filosofia, de teologia já tinha o seu coração aqui entre nós. Na tese de mestrado procurou estudar sobre a Conferência de Medellín, de tal maneira que o seu coração já estava na América Latina. Aqui foi ordenado padre, em Volta Redonda, e há 51 anos serviu a Deus nesta terra”.

De Roma, Padre Márcio Flávio Martins, membro do Conselho Geral da Congregação do Imaculado Coração de Maria, enviou uma mensagem a Dom Gilson, destacando a importância histórica da missão CICM no Brasil: “Caro Dom Gilson, Saudações fraternas! Fui informado sobre o falecimento do Pe. Bernard. Uma notícia que nos entristeceu bastante. Estava refletindo agora que com a morte dele se encerra o ciclo dos missionários belgas na Baixada Fluminense e no Brasil. De um lado sinto uma tristeza, pois sabemos que eles farão muita falta. Mas por um outro lado, sinto uma grande gratidão por tudo que eles fizeram por nós, povo brasileiro. Eterna gratidão ao Padre Bernard e a todos os outros missionários belgas, holandeses, norte-americanos que serviram na missão CICM no Brasil. Daqui de Roma estamos em comunhão”.

Após a celebração, o corpo de Padre Bernard foi conduzido ao Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, onde foi sepultado no jazigo dos Padres CICM. O adeus a Padre Bernard Masson foi marcado por emoção e reconhecimento por sua vida inteiramente dedicada à missão, deixando um legado de fé, amor e entrega ao povo brasileiro.

Veja a cobertura completa da Missa de Exéquias e sepultamento do Padre Bernard:

Exéquias Padre Bernard Masson, CICM

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom