São Sebastião é festejado por toda a Baixada Fluminense

0
375

As paróquias dedicadas a São Sebastião na diocese celebraram seu padroeiro com fervor e alegria ao longo de todo o mês de janeiro. Os festejos culminaram no último dia 20, data litúrgica de São Sebastião, com uma programação especial em Olinda, Nilópolis, Austin e Vila de Cava, em Nova Iguaçu, Areia Branca, em Belford Roxo, e Lages, em Paracambi.

As celebrações contaram com novenários, procissões e missas solenes, além de atividades sociais que promoveram a unidade e a partilha. O Jubileu da Esperança, vivenciado pela Santa Igreja em 2025, deu um tom ainda mais especial às festividades, destacando a importância de São Sebastião como modelo de perseverança e fidelidade a Deus diante das adversidades, como Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, que celebrou em Olinda, Areia Branca e Austin, destacou:

“Celebrando a festa de São Sebastião, neste Jubileu da Esperança, o seu testemunho nos sustenta na nossa caminhada de fé, procurando também nós nos apoiarmos em quem ele se apoiou. Deus é mais forte do que todos nós, Deus é mais forte também do que todas as dificuldades que possamos enfrentar, e São Sebastião, se apoiando na sua fé, se apoiando na graça de Deus, na palavra de Deus, deu um testemunho que chegou até os nossos dias. Que nos ajude a viver a esperança que a fé nos dá e nos ajude também nas nossas tantas necessidades, mostrando a força da sua intercessão.”

A inspiração de São Sebastião

São Sebastião é um dos santos mais venerados da Igreja Católica, especialmente no Brasil, onde é invocado como protetor contra epidemias e defensor dos oprimidos. Seu martírio, ocorrido durante a perseguição aos cristãos no governo do imperador Diocleciano, é um testemunho de coragem e fidelidade a Deus. A história do santo continua a inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo, destacando a força da fé e a importância da esperança cristã.

Confira imagens da festa nas paróquias dedicadas a São Sebastião: