No domingo, 19 de janeiro, a Comunidade Santa Teresinha, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada em Belford Roxo, em celebração eucarística presidida pelo Padre César Lino viveu um momento fé e devoção com a entronização da relíquia de primeiro grau de Santa Elena Guerra.
A entronização é um ato solene e sagrado em que uma relíquia ou objeto de especial significado religioso é oficialmente introduzido na igreja para que seja venerado pelos fiéis. No caso das relíquias de primeiro grau, como a que foi entronizada, trata-se de partes do corpo de um santo ou mártir, como ossos, sangue ou cabelo. Esses fragmentos são sinais tangíveis da presença dos santos entre nós e representam um forte elo com a história da Igreja e a santidade de seus membros.
Quem foi Santa Elena Guerra?
Elena Guerra, nasceu em 23 de junho de 1835, em Lucca, Itália. Conhecida como a “Apóstola do Espírito Santo”, dedicou sua vida ao cuidado dos enfermos durante a pandemia de cólera na Europa e fundou a Congregação das Irmãs de Santa Zita. Seu trabalho foi amplamente apoiado pelo Papa Leão XIII, e ela foi beatificada em 1959 por João XXIII.
O processo de canonização de Elena Guerra é um testemunho de sua influência espiritual e do impacto de suas ações. A canonização exige a comprovação de dois milagres postumamente, e Elena teve seu segundo milagre reconhecido em 2023 pelo Papa Francisco. Este milagre, crucial para sua canonização, ocorreu no Brasil.