“Tu és a minha esperança”: Diocese de Nova Iguaçu se une à Igreja no mundo nas “24 Horas para o Senhor”

0
257

A iniciativa “24 Horas para o Senhor”, um momento de oração e reconciliação durante o tempo da Quaresma, acontecerá neste ano em unidade com o Jubileu dos Missionários da Misericórdia, programado para iniciar em 28 de março. A proposta, desejada pelo Papa Francisco, convida os fiéis a um encontro profundo com a misericórdia de Deus, como destacado na Bula de Proclamação Jubilar, em que o Pontífice reforça o chamado a “reanimar a esperança”.

A esperança, segundo dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, tem sua origem em Deus, pois “Ele sustenta a vida” e “é o primeiro ponto de referência para uma abordagem coerente” sobre “o cenário da misericórdia e do perdão pleno e total”, oferecido a todos que buscam a conversão do coração. O perdão divino, sinal do amor de Deus, é um dom gratuito que transforma vidas e permite que os cristãos vivam com misericórdia, como enfatiza o Papa Francisco.

Para a 12ª edição da iniciativa, o tema escolhido pelo Santo Padre foi «Tu és a minha esperança» (Sl 71,5). A proposta é incentivar dioceses e paróquias ao redor do mundo a promoverem, entre os dias 28 e 29 de março, momentos especiais de oração e confissão, fortalecendo a prática do Sacramento da Reconciliação.

Programação e Subsídio Litúrgico-Pastoral

O Dicastério para a Evangelização disponibilizou um subsídio litúrgico-pastoral para auxiliar as comunidades na vivência da iniciativa. A programação prevê que, na noite de sexta-feira, 28 de março, e durante todo o sábado, 29 de março, as igrejas possam manter aberturas extraordinárias, proporcionando aos fiéis a possibilidade de Adoração Eucarística e confissões. Tradicionalmente, a programação inicia com uma Liturgia da Palavra na sexta-feira, preparando espiritualmente os fiéis para a Confissão, e culmina com a celebração da Santa Missa no sábado à tarde.

O material preparado para a ocasião traz reflexões sobre “a esperança do perdão” no contexto jubilar e orientações sobre como obter a indulgência no Ano Santo. O subsídio pode ser baixado gratuitamente em português e outras quatro línguas pelo site do Dicastério para a Evangelização: www.evangelizatio.va.

Como participar

As paróquias da Diocese de Nova Iguaçu também realizarão momentos de oração e confissão dentro da programação da iniciativa “24 Horas para o Senhor”. Para saber os horários e locais das atividades em cada paróquia, basta acessar as redes sociais.

Que esta seja uma oportunidade de renovarmos nossa fé e confiarmos na esperança que vem de Deus, na certeza de que sua misericórdia está sempre ao nosso alcance.