Diocese inaugura sistema de energia solar no Cenfor

Dentro das comemorações dos 50 anos do Centro de Formação de Líderes (Cenfor), espaço onde funciona a Cúria da Diocese de Nova Iguaçu, a última quinta-feira, 26 de outubro, foi um dia especial para a nossa Igreja Diocesana. Com a benção de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, foi inaugurada a Usina de Energia Fotovoltaica, abraçando uma iniciativa ambientalmente responsável, implementando sistema de energia solar, assim como as paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis, e São Francisco de Assis, em Comendador Soares, que já utilizam esse tipo de energia.

A decisão de adotar a energia solar como fonte de eletricidade no Cenfor está alinhada com a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade energética e os desafios globais relacionados ao meio ambiente. A adoção da energia solar pelo Cenfor representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e ecológico, bem como pede o Papa Francisco nas encíclicas Laudato´si e Laudato deum. Esta decisão não apenas incide na pegada ambiental, mas também serve como exemplo inspirador para outras o espaços religiosos e instituições que buscam contribuir para um planeta mais verde e saudável. A energia solar não é apenas uma escolha sábia, mas também uma necessidade urgente em face dos desafios ambientais globais que enfrentamos hoje.

Dom Gilson, após ligar os disjuntores da nova usina, declarou a importância do cuidado com a casa comum e a contribuição diocesana para um meio ambiente mais limpo:

“Acabo de acionar o disjuntor que fará nossa usina de energia solar funcionar, que além da economia, nos faz contribuir, nesse tempo tão necessitado de energia limpa, esse tempo de cuidado com a criação e com as pessoas. ”

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração Padre Célio Barbosa, Ecônomo Diocesano, Padre Max Jesus, Vigário Geral, Dr. Fábio Pacheco, Procurador da Diocese, e Fábio Alexander, responsável pelo Setor de Patrimônio da Cúria.

O legado das encíclicas “Laudato Si'” e “Laudato Deum”

A implantação de energia solar no Cenfor também reflete o compromisso da Igreja Católica com a ecologia integral, conforme expresso nas encíclicas “Laudato si” e “Laudato deum” do Papa Francisco. Esses documentos destacam a importância do cuidado com a criação e a interconexão entre a crise ambiental e as questões sociais, econômicas e éticas.
Através dessas encíclicas, a Igreja chama os fiéis a reconhecerem a responsabilidade de preservar a casa comum, a Terra, e a promover uma abordagem holística que leve em consideração tanto o meio ambiente quanto a dignidade humana. A Diocese de Nova Iguaçu está alinhada com esses princípios em sua ação concreta ao adotar a energia solar como parte de seu compromisso com a justiça ecológica.

A crescente relevância da energia solar

Em um mundo cada vez mais preocupado com as mudanças climáticas e a busca por alternativas sustentáveis, a energia solar emergiu como uma das soluções mais promissoras.

Sustentabilidade Ambiental: A energia solar é uma fonte limpa que não emite gases de efeito estufa durante sua produção, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono e o combate às mudanças climáticas.

Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis: A dependência de combustíveis fósseis é uma preocupação ambiental e econômica. A energia solar oferece uma alternativa confiável e reduz a vulnerabilidade a flutuações de preços e escassez de recursos não renováveis.

Acessibilidade global: A energia solar aproveita uma fonte natural abundante, o sol, tornando-a acessível em todo o mundo, inclusive em regiões remotas que anteriormente não tinham acesso à eletricidade.

Criação de empregos e crescimento econômico: A indústria solar em crescimento cria empregos e impulsiona a inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Autossuficiência energética: A instalação de painéis solares permite a geração de energia local e reduz a dependência da rede elétrica convencional.

Resiliência em casos de desastres: A energia solar pode fornecer energia crítica em situações de desastres naturais, quando a infraestrutura convencional é afetada.

O papel das políticas e da sociedade: Para maximizar os benefícios da energia solar, é essencial o apoio de políticas governamentais, subsídios e regulamentações favoráveis. Além disso, o compromisso individual com práticas sustentáveis, como a instalação de painéis solares residenciais e o uso responsável de eletricidade, desempenha um papel fundamental na transição para fontes de energia mais limpas.

Padre Célio Barbosa, econômo da Diocese, enfatiza os principais que levaram a gestão da Cúria Diocesana a aderir a esse sistema:

“Diante dos desafios ambientais e econômicos que enfrentamos, a energia solar é uma luz no fim do túnel. Ela não apenas nos oferece uma fonte de energia limpa, mas também nos capacita a tomar medidas significativas para combater as mudanças climáticas. Com a energia solar, podemos reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis, criar empregos, e fortalecer nossa resiliência em face de desastres. Além disso, é uma fonte de energia acessível em todo o mundo, permitindo que comunidades remotas tenham acesso à eletricidade. Mas lembrem-se, para realmente maximizar esses benefícios, precisamos do apoio das políticas e do compromisso de todos nós em adotar práticas sustentáveis. Juntos, podemos construir um futuro mais brilhante e sustentável.”