CDH recebe visita de realizadora do Projeto ABC dos Direitos Humanos

Uma comitiva da Aktion Kreiss Pater Beda passou alguns dias na Diocese de Nova Iguaçu, com o propósito de observar as atividades do Projeto ABC dos Direitos Humanos, no qual a instituição desempenha um papel fundamental como um dos realizadores, tendo o Centro dos Direitos Humanos (CDH) como parceiro na execução. A visita iniciou no último sábado, 28 de outubro, sendo uma demonstração de um firme compromisso com a promoção dos direitos humanos na Baixada Fluminense.

Pela manhã, as turmas das Oficinas de Pães e Bolos e de Aproveitamento e Reaproveitamento total de alimentos se reuniram no Cenfor para a Manhã da Partilha de Saberes. O evento contou com a presença da delegação da Aktion Kreiss Pater Beda da Alemanha, incluindo Udo Lohoff, diretor da instituição alemã, parceira de longa data da Diocese de Nova Iguaçu e do Centro dos Direitos Humanos. Os participantes tiveram a oportunidade de degustar iguarias preparadas pelas turmas, promovendo uma valiosa troca de conhecimentos culinários.

Posteriormente, a delegação se dirigiu à Comunidade São Jorge, no bairro Carlos Sampaio, em Nova Iguaçu, onde ocorreu um mutirão para a implantação da horta comunitária da comunidade, fortalecendo a segurança alimentar local.

Fechando o primeiro dia de ações houve a visita da delegação ao Centro de Produção de Mudas, localizado em Santa Maria, Belford Roxo. Nesse local, a comitiva teve a oportunidade de conhecer os canteiros e admirar as quinze mil mudas já plantadas, que serão distribuídas nas oficinas de horticultura do projeto, contribuindo para a promoção da agricultura sustentável e o fortalecimento das comunidades locais.

Foto: Benedito Soares (Aktion Kreiss Pater Beda)

No final da tarde da segunda-feira, 30 de outubro, a comitiva se reuniu no Cenfor para um encontro com Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do CDH, na Sala Padre Fernando, cabendo ressaltar também a presença do padre Márcio João Rodrigues, coordenador do Projeto ABC do Direitos Humanos em Nova Iguaçu e do diretor executivo do CDH, Dr. Pierre Gaudioso.

Na terça-feira, 31 de outubro, a comitiva da Aktion Kreiss Pater Beda visitou várias obras sociais e comunidades parceiras do CDH no Projeto ABC dos Direitos Humanos. As visitas incluíram a Obra Social Crescendo Juntos em Belford Roxo, a Casa da Esperança em Shangri-lá, Belford Roxo, e o Sítio das Crianças na Posse, Nova Iguaçu, onde almoçaram com a direção da Avicres.

À tarde, estiveram no Cecom do Rancho Fundo, conhecendo o espaço que abrigará uma das hortas comunitárias do Projeto ABC dos Direitos Humanos. A Casa Beija Flor, sede da Cozinha Escola do projeto, foi visitada, onde desfrutaram de pães feitos pela turma da Oficina de Pães e Bolos da Casa e interagiram com crianças assistidas pelo projeto. Além disso, a equipe de futebol do Projeto Recriar recebeu novos uniformes.

O dia terminou com um saboroso nhoque de batata com carne moída na comunidade matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, Belford Roxo, encerrando a visita pela diocese com um brinde culinário.

Para Udo Lohoff, o saldo da visita foi plenamente satisfatório, elogiando o trabalho feito pela equipe do CDH na execução do projeto:

“Estivemos em Nova Iguaçu com muita alegria para o observar a execução do Projeto Abc dos Direitos Humanos, como parceiros do Ministério Federal da Alemanha da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e do CDH temos essa tarefa de fazer essa visita para ver o andamento, que tem um planejamento de dois anos junto aos parceiros da Rede Solivida. Vimos que está ocorrendo tudo dentro do planejado e até ultrapassou algumas metas, pois o CDH conseguiu mais grupos de trabalho social na diocese e se integraram nesse movimento, principalmente, na questão de uma alimentação saudável e chegando a muitas famílias.”

Confira mais imagens da visita:

Foto: Débora Elise (CDH), Benedito Soares (Aktion Kreiss Pater Beda) e Tiago Fernandes