Diocese de Nova Iguaçu anuncia mudanças significativas em sua estrutura eclesial

A partir da Solenidade de Cristo Rei, no próximo dia 26 de novembro, a Diocese de Nova Iguaçu passará a ter uma nova composição em seu Governo Pastoral e uma estrutura eclesial reformulada. Com o objetivo de descentralizar a ação evangelizadora da Igreja na Baixada Fluminense e propor novos espaços de Sinodalidade, Dom Gilson Andrade comunicou, nesta terça-feira, ao Conselho Presbiteral os nomes dos novos Vigários Episcopais que, ao lado do Padre Max de Jesus, Vigário Geral, serão os colaboradores mais próximos do bispo.

A figura do vigário episcopal é uma novidade que surgiu por ocasião do Concílio Ecumênico Vaticano II. Sua constituição depende das necessidades específicas de cada diocese e da vontade do Bispo diocesano. Suas atividades são definidas pelo Bispo, de acordo com a realidade pastoral, entre outros fatores. A criação dessa nova figura se justifica pela atenção especial que a Igreja deseja dedicar a determinadas minorias, como evidenciam os documentos pertinentes (cf. CD 27a; ES I, n. 14,1). O objetivo é buscar um acompanhamento mais eficaz da pastoral diocesana em setores ou regiões específicas, promovendo uma comunhão com os padres colaboradores da missão episcopal (cf. LG 28) e aprimorando a comunicação entre as diversas realidades diocesanas e seu pastor, que é o Bispo (cf. CD 17).

Assim, a Diocese de Nova Iguaçu, anteriormente organizada por Regionais, passará agora a ter cinco Vicariatos e dez foranias. Em breve, apresentaremos mais detalhes sobre essa nova organização eclesial em nossa Igreja Diocesana. É importante destacar que os novos Vigários Episcopais continuarão desempenhando suas funções como párocos nas paróquias onde estão atualmente.

Conheça os novos Vigários Episcopais da Diocese:

– Vicariato Episcopal Sede (Nova Iguaçu)
Padre Davenir Andrade, atual pároco em Sagrada Família, Posse

– Vicariato Episcopal Metropolitano (Nova Iguaçu)
Padre Ricardo Barbosa de Freitas, atual pároco em São Francisco de Assis, Comendador Soares

– Vicariato Episcopal Sul (Mesquita e Nilópolis)
Cônego Romério Augusto dos Santos, CRL, atual pároco em São José Operário, Mesquita

– Vicariato Episcopal Leste (Belford Roxo)
Padre César Lino de Souza Júnior, atual pároco em São Simão, Lote XV

– Vicariato Episcopal Oeste (Paracambi, Japeri e Queimados)
Padre Paulo Pires Campos, atual pároco em São Pedro e São Paulo, Paracambi