A Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade 2024 (CF) se preparou para orientar e promover atividades nos vicariatos e foranias, visando apoiar a vivência da CF 2024 nas paróquias e comunidades.
Dentre as iniciativas planejadas, destaca-se a criação de equipes vicariais específicas para animar a Campanha da Fraternidade. Haverá, também, uma série de eventos de formação sobre o tema da CF 2024, englobando momentos de estudo e reflexão.
O calendário inclui um Estudo Diocesano da CF2024 no dia 03 de fevereiro, a ser realizado no Auditório Dom Adriano Hypólito no Cenfor, com início às 9h e assessorado por Monsenhor Manangão. Além disso, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, está programada uma formação para formadores, a partir dás 19h30, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.
Para ampliar a abrangência do estudo do tema da CF2024, está previsto um período entre fevereiro e março dedicado ao estudo nos Vicariatos. A equipe diocesana da CF se coloca à disposição para realizar esses estudos, seguindo a agenda proposta pelos Vigários Episcopais. Há também a recomendação para que cada pastoral e movimento agende a reflexão do tema da CF 2024 nos seus grupos.
Abertura Regional
O evento de abertura da CF 2024 no Regional Leste 1 acontecerá no Santuário do Cristo Redentor (Morro do Corcovado), no dia 16 de fevereiro, às 18h30. A Diocese enviará representantes em uma pequena comissão para participar desse momento. No dia seguinte, 17 de fevereiro, cada forania realizará a abertura da CF 2024, podendo escolher o melhor horário e a forma de celebração.
Vale ressaltar que o engajamento na Campanha da Fraternidade é destacado como uma das ferramentas pastorais indicadas no Plano Pastoral Diocesano para dinamizar a animação caritativa da pastoral.
CF 2024
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.
De acordo com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.