Despedida de Udo Lohoff: um defensor incansável da justiça social

Faleceu nesta terça-feira, 30 de janeiro, na Alemanha, Udo Lohoff, diretor administrativo da Aktion Kreiss Pater Beda, instituição alemã fundada pelo franciscano Frei Beda, parceira da Diocese de Nova Iguaçu há muitos anos, desde o período do pastoreio de Dom Adriano Hypólito, que tinha uma estreita amizade com o religioso.

Udo esteve na diocese recentemente, no mês de outubro de 2023, para uma visita às atividades do Projeto ABC dos Direitos Humanos, financiado pela instituição alemã e realizado pelo Centro dos Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu. Durante a visita, encontrou-se também com o nosso bispo diocesano, Dom Gilson Andrade.

Aos 13 anos, Lohoff conheceu Frei Beda em sua cidade natal, Oeding, Alemanha, durante uma das muitas campanhas de arrecadação que o franciscano iniciou para o Brasil. Ainda jovem, ele debatia muito com o religioso sobre trabalho mundial e justiça social, comunidades de base e a teologia da libertação, pastoral e trabalho, além do envolvimento de leigos e leigas.

Na década de 1970, Udo Lohoff reunia-se com outros jovens todas as quintas-feiras no escritório de Frei Beda, em Bardel, e o ajudava imprimindo folhetos, escrevendo textos, preparando exposições. Ele sempre declarou: “Eu queria fazer mais por Padre Beda”. Udo trabalhava integralmente na Aktion Kreiss desde 1992. De lá para cá, esteve no Brasil dezenas de vezes, era fluente em português, morou por um tempo no país e não considerava o Brasil um lugar estrangeiro, mas sim a sua casa.

A partida de Udo deixa em nós um grande vazio, seja pelo bem que promoveu pelo povo da nossa Baixada Fluminense e de tantos lugares do Brasil onde a Rede Solivida atua, seja por sua amizade sincera. Fica em nós o sentimento de gratidão que nos consola a seguir adiante, realizando a missão desse querido irmão, que nada mais era do que continuar a missão do próprio Jesus.