Clero da Diocese de Nova Iguaçu participa de manhã de espiritualidade e reunião

No último dia 26 de março, terça-feira, o clero da diocese de Nova Iguaçu se reuniu para uma manhã de profunda espiritualidade, formação e diálogo. O encontro, marcado por momentos de oração e reflexão, foi uma oportunidade para os membros do clero se fortalecerem espiritualmente e discutirem importantes questões pastorais.

A sessão teve início com a oração da liturgia das horas, um momento de conexão espiritual e comunhão entre os participantes e a apresentação dos novos padres que chegaram à Diocese.. Em seguida, o Padre Márcio João, Coordenador de Pastoral, assumiu a assessoria do encontro, trazendo uma reflexão profunda sobre o Ano da Oração em preparação ao Jubileu da Esperança, que será celebrado na Igreja em 2025. Sua contribuição foi fundamental para inspirar os presentes a fortalecerem sua vida de oração e esperança em Deus.

Após a reflexão, os presbíteros foram convidados a um momento de reflexão e silêncio, tendo a oportunidade de fazerem seus exames de consciência e se confessarem. Esse momento de reconciliação e perdão foi valorizado como uma oportunidade preciosa para o fortalecimento espiritual de cada membro do clero.

Logo em seguida, Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, conduziu uma conversa com os padres e diáconos presentes. Dentre os assuntos discutidos, destacam-se questões como Transferências, a Declaração Fiducia Supplicans, a Carta-circular aos Bispos sobre o pão e o vinho para a Eucaristia, os Conselhos Administrativo Paroquiais, as Coletas Especiais, as Visitas pastorais e a próxima Assembleia dos Bispos, que ocorrerá de 10 a 19 de abril em Aparecida.

O tema central da Assembleia, “Situação da Igreja no Brasil e encaminhamentos das DGAE”, promete ser um ponto de discussão importante para os rumos da Igreja no país. Essa oportunidade de diálogo e reflexão é fundamental para garantir que a Igreja permaneça comprometida com sua missão evangelizadora e pastoral em tempos desafiadores.

Antes de finalizar a manhã de reunião os presbíteros elegeram dois novos membros para o Conselho Presbiteral. Foram eleitos o Frei André da Apresentação para representar os religiosos e o adre Josué Ferreira para representar os padres diocesanos.

A manhã de espiritualidade e reunião foi um momento enriquecedor para todos os participantes, fortalecendo os laços fraternos e renovando o compromisso com a missão da Igreja. Que os frutos desse encontro possam se refletir em uma Igreja mais unida, esperançosa e comprometida com o serviço ao próximo.

Veja mais imagens da Reunião do Clero: