Semana de Oração pela Unidade Cristã 2024: “Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo”

No hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, data proposta em 1908 por Paul Watson por cobrir os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo. Por outro lado, visto ser este o período de férias no hemisfério sul, as Igrejas habitualmente escolhem outras datas para celebrar a Semana de Oração. No Brasil, a semana acontece de 12, Ascensão do Senhor, a 19 de maio, Solenidade de Pentecostes, (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Constituição em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.

O subsídio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 foi preparado por um grupo ecumênico local no Burkina Faso, coordenado pela comunidade local de Chemin Neuf (Comunidade Chemin Neuf, ndr). Em particular, foram envolvidos na elaboração do texto irmãos e irmãs da Arquidiocese católica de Ouagadougou, das Igrejas Protestantes, dos organismos ecumênicos e da Comunidade Chemin Neuf em Burkina Faso.

As igrejas cristãs, em particular, têm sido alvo de ataques armados no país africano: sacerdotes, pastores e catequistas foram mortos; muitos ainda estão nas mãos de sequestradores. Mais de 22% do território nacional está fora do controle das autoridades e nestes contextos os cristãos já não podem praticar abertamente a sua fé.

Fonte: CNBB e Vatican News

Semana de Oração (SOUC), edição 2024

▶ PERÍODO

De 12 a 19 de maio.

▶ TEMA

“Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo.” (cf Lc 10,27)

▶ ORAÇÃO OFICIAL

Clique aqui e confira a Oração oficial da SOUC para 2024.

▶ E-BOOK DA SOUC 2024

Desde o ano de 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.

Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2024).

Clique aqui e baixe Rodas de Conversa (com temas bíblicos) como material complementar.

▶ VÍDEOS DA SOUC

Série de vídeos preparados pelo Conselho Nacional de Igreja Cristãs para animar a Semana de Oração 2024. Clique aqui para assistir.