Uma catequese em saída

Na feliz recordação do seu dia, gostaria de dirigir-lhe esta mensagem cheia de gratidão pelo serviço dedicado que você presta à evangelização na querida Diocese de Nova Iguaçu.

Recentemente, ao criar o ministério de catequista, o Santo Padre, o Papa Francisco, lembrou-nos que a sua tarefa “é da maior importância”. Contamos com o seu apoio para a transmissão alegre da fé e o seu aprofundamento tão necessário nos dias de hoje.

A sua presença, o seu testemunho de coerência entre fé e vida e a sua ação oferecem às famílias e às comunidades a possibilidade de um anúncio do Evangelho seguido do acompanhamento pessoal que é indispensável para o caminho dos discípulos missionários de Jesus.

Como primeiro catequista, corresponde ao Bispo, auxiliado por tantos colaboradores e colaboradoras, organizar o serviço da catequese na Diocese. Agradeço a todos aqueles e aquelas que estão se empenhando para superar os desafios que a pandemia nos trouxe.
Quero animar você a seguir oferecendo o melhor de si para que a catequese não se paralise diante dos obstáculos e para que este tempo nos ajude a convencer-nos de que é hora de uma catequese em saída, preocupada com a transmissão da autêntica Palavra de Deus, lida e atualizada na vida e no Magistério da Igreja, em comunhão sempre com as diretrizes diocesanas.

Em um tempo de tantas crises é ainda mais necessário assumir a nossa missão de contribuir, através do nosso ministério, “para a transformação da sociedade através da penetração dos valores cristãos no mundo social, político e econômico” (Papa Francisco)
Deus abençoe sua missão e envie mais operários para a importante messe da Catequese.

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo de Nova Iguaçu

Ouça a Mensagem de Dom Gilson Andrade aos Catequistas: