Seminário Diocesano se prepara para celebrar seu patrono

No dia 29 de maio, lembramos São Paulo VI, e o Seminário Diocesano que leva o nome do papa da modernidade se prepara para mais uma homenagem a seu padroeiro.

As festividades em honra ao patrono do seminário começaram em 24 de maio, com uma celebração eucarística aberta ao público às 19h, marcando o início do tríduo de São Paulo VI. Durante o tríduo, será recitado o Santo Terço diariamente às 18h30.

São Paulo VI, nascido Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini em 26 de setembro de 1897, na cidade italiana de Concesio, foi eleito papa em 21 de junho de 1963. Optou pelo nome de Paulo VI, sinalizando sua missão global de difundir a mensagem de Cristo. Foi um líder fundamental para a Igreja Católica, promovendo reformas significativas e marcando a história com suas ações ecumênicas e diálogo aberto.

Paulo VI foi o primeiro papa a viajar de avião e a visitar todos os continentes, enfrentando até uma tentativa de assassinato nas Filipinas. Sua abertura ao diálogo o tornou relevante durante uma época de grandes transformações na Igreja e no mundo.

Com um pontificado de 15 anos, sendo o papa número 262 da história, Paulo VI faleceu em 6 de agosto de 1978, sendo sucedido por João Paulo I. Beatificado em 19 de outubro de 2014 e canonizado em 14 de outubro de 2018 pelo Papa Francisco, São Paulo VI continua a ser uma inspiração para a comunidade católica e além.