Conselho Diocesano de Pastoral se reúne no Cenfor e traça caminhos de evangelização

Na manhã desta terça-feira, 14 de maio, a Sala Padre Fernando, no Cenfor, recebeu a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, um encontro importante para a discussão e apontamentos que norteiam a ação evangelizadora da Diocese de Nova Iguaçu. Sob a liderança de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, diversas pautas foram abordadas, destacando-se em sua fala de abertura o repasse das propostas da 61ª Assembleia Geral da CNBB e a elaboração das novas diretrizes.

As avaliações dos encontros diocesanos realizados nos últimos meses foram discutidas detalhadamente, demonstrando o comprometimento da Diocese com a promoção de atividades que fortaleçam a ação pastoral nas paróquias, descentralizando a ação evangelizadora em nossa Igreja Diocesana. Desde encontros catequéticos até celebrações litúrgicas, a variedade de encontros e formações reflete a diversidade e amplitude das atividades pastorais na Baixada.

Os vigários episcopais também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios na estruturação dos vicariatos, destacando a importância da articulação e acompanhamento das foranias para o fortalecimento da vida pastoral em toda a Diocese.

Entre as pautas discutidas, destacam-se eventos e celebrações futuras, como a Semana de Unidade Cristã, Pentecostes e a Visita Pastoral à Paróquia Senhor do Bonfim, no Vicariato Oeste. Além disso, temas como o Jubileu 2025, a Celebração de Corpus Christi e a Semana Nacional da Família foram debatidos, evidenciando o planejamento cuidadoso das atividades pastorais para os próximos meses.

O Conselho também abordou a necessidade da adesão de uma cartilha informativa sobre as eleições, demonstrando a preocupação da Diocese não apenas com a espiritualidade, mas também com a participação cidadã e a responsabilidade social de seus fiéis.

Em suma, o Conselho Diocesano de Pastoral reafirmou o compromisso da Igreja com a evangelização e o fortalecimento das nossas comunidades, buscando sempre adaptar-se às necessidades e desafios do tempo presente.