Servidores do altar: Celebrando o dia dos coroinhas e o aniversário de Dom Gilson

O dia dos coroinhas foi celebrado no último dia 11 de setembro na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. Depois de não ter sido realizada em 2020, devido a pandemia, a comemoração precisou ser transferida do dia habitual, 15 de agosto, para esta nova data também para que melhor se cumprisse os protocolos sanitários.  Ainda sem poder contar com a presença de todos os servidores do altar, a celebração teve a participação da Comissão Diocesana e representantes dos coroinhas dos Regionais da Diocese de Nova Iguaçu.

Estamos do mesmo lado

Quis a Providência que a celebração acontecesse no dia do aniversário de Dom Gilson Andrade, bispo diocesano. O pastor agradeceu aos coroinhas das paróquias que, colaboram com grande zelo, em todas as paróquias que o bispo visita. “Geralmente vejo vocês do ‘lado de cá’ (do presbitério), hoje alguns estão aqui, mas a maior parte de vocês está do ‘lado de lá’ (da assembleia), mas isso não importa, pois todos nós estamos do mesmo lado! Do lado de Cristo! E esse é o grande motivo da nossa alegria, o fato de estarmos juntos de Jesus”, disse o bispo que completou “Alegria esta que levou São Tarcísio, vosso padroeiro, a não titubear e dar a vida por Jesus. Porque o que ele havia experimentado era o que valia a pena; estar do lado de Jesus. Estar com Ele sempre. E por isso Tarcisio não teve medo e fortalecido pelo Espírito Santo deu a sua vida pela Eucaristia e por Jesus.”

Saudade da Galera

Ao final da sua homilia, Dom Gilson disse que está com saudade de se encontrar com todos os coroinhas e recordou o último encontro realizado no estacionamento do Shopping de Nova Iguaçu. “Como foi bonito aquele nosso último encontro. Aquela ‘galera’ toda lá no estacionamento tomado do Shopping. Estamos com vontade de outros encontros assim, não é? Então vamos rezar! E vamos nos cuidar! Rezar e nos cuidar para que no próximo ano, com a Graça de Deus, a gente possa fazer bastante barulho! Papa Francisco diz que os jovens têm que fazer bastante barulho. Não barulho que destrói as coisas, mas barulho que acorde as pessoas e ajude as pessoas a encontrarem o melhor da vida que é Jesus que se dá pra nós na Eucaristia.”

Não faltou bolo

A Comissão dos Coroinhas preparou após o fim da celebração uma pequena recepção para o ilustre aniversariante do dia que foi recebido com as palmas e os parabéns.

Assista a seguir a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra e na sequência as imagens da celebração: