Encontro Vocacional “Vinde e Vede” reúne Jovens nos cinco Vicariatos da Diocese

No último sábado, 15 de junho, ocorreu na Diocese de Nova Iguaçu o encontro vocacional “Vinde e Vede”, promovido pelo Serviço de Animação Vocacional. Este ano, o momento trouxe uma novidade significativa: a realização simultânea nos cinco vicariatos episcopais da diocese, ampliando seu alcance e facilitando a participação de jovens em busca de discernimento vocacional.

O “Vinde e Vede” tem como objetivo despertar nos jovens o desejo de discernir sua vocação, proporcionando um ambiente propício para reflexão e aprofundamento espiritual. Inspirado no evangelho de São Mateus 9,38 – “Pedi, pois, ao Senhor da messe” – o encontro ofereceu uma programação completa que incluiu momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, Louvor, Testemunhos e Catequese.

A grande novidade deste ano foi a descentralização do encontro, que ocorreu simultaneamente nos cinco vicariatos episcopais, tornando-o mais acessível e abrangente. No Vicariato Sede, o encontro aconteceu na Matriz da Paróquia Sagrada Família, na Posse, em Nova Iguaçu. O Vicariato Metropolitano sediou o evento na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rosa dos Ventos, também em Nova Iguaçu. No Vicariato Sul, a Matriz da Paróquia São Sebastião, em Olinda, Nilópolis, foi o local escolhido. O Vicariato Leste realizou o encontro na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, Belford Roxo. E no Vicariato Oeste, o evento aconteceu na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Japeri.

Padre Rodrigo Albuquerque, assessor eclesiástico do SAV falou sobre o semeio nos corações dos jovens na busca pelo seu discernimento:

“A semente foi lançada, acredito que a movimentação dessa mudança no encontro “Vinde e Vede” foi muito positiva. Esse foi o ponta pé inicial para começarmos a trabalhar as diversas vocações em nossos vicariatos. Tenho certeza que a partir de agora surgirão muitas ideias e pessoas dispostas a trabalhar pelas vocações. Agora vamos esperar o tempo de Deus que fará crescer as sementes que generosamente lançamos.”

O encontro “Vinde e Vede” deste ano foi um sucesso unindo jovens em uma jornada de discernimento vocacional através de uma estrutura inovadora e inclusiva. A realização simultânea nos cinco vicariatos reforçou o compromisso da Igreja em apoiar a juventude em sua busca por orientação espiritual e vocacional. A diocese espera que essa experiência de fé e reflexão continue a inspirar muitos jovens a encontrarem e seguirem seu chamado, vivendo plenamente sua vocação e missão cristã.

Confira mais imagens do encontro pelos vicariatos diocesanos: