Diocese promove encontro de formação pastoral sobre as eleições municipais

A Diocese de Nova Iguaçu realizará mais uma edição Encontro de Formação Pastoral, organizado pela coordenação de pastoral, reunindo representantes das pastorais, paróquias e do clero. O encontro acontecerá na terça-feira, 02 de julho de 2024, às 9h, no Auditório Dom Adriano Hypólito (Cenfor).

O tema central do encontro será “O papel da Diocese nas Eleições Municipais de 2024”. Com a assessoria especial de Tobias Tomines Faria, das Pastorais Sociais do Regional Leste 1 – CNBB, os participantes terão a oportunidade de discutir e refletir sobre a atuação da diocese no contexto das eleições. A Diocese de Nova Iguaçu espera, com esse encontro, contribuir para um futuro melhor, enfatizando a importância da participação consciente e ativa no processo eleitoral.

Cartilha de Orientação Política 2024

Paralelamente ao encontro, a diocese está incentivando a adoção da Cartilha de Orientação Política 2024, cujo lema é “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Inspirada na proposta do Papa Francisco para o Jubileu 2025, “Peregrinos da Esperança”, a cartilha traz o tema da esperança, apresentando a política de forma positiva e necessária para prover o bem comum.

O subsídio, destinado a eleitores, candidatos, grupos, comunidades e meios de comunicação, visa contribuir para a formação de uma consciência política saudável e motivar a participação no processo eleitoral. Desde 2008, o Regional Sul 2 da CNBB produz uma cartilha inédita para os anos eleitorais, mantendo-se apartidária e fiel à essência da política sem posicionamento partidário ou ideológico. Essa postura reflete a missão da Igreja Católica e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de cuidar e defender a vida humana, acreditando que a “política melhor”, como descrito pelo Papa Francisco na Fratelli Tutti, é um caminho necessário para garantir dignidade a todos.

Algumas paróquias já adquiriram a cartilha, demonstrando o comprometimento com a formação política dos seus fiéis. A expectativa é que, com o apoio das paróquias, a cartilha alcance um número significativo de pessoas, incentivando uma participação mais consciente e esperançosa nas eleições municipais de 2024.