8º Encontro Nacional da Pascom: Desafios e Perspectivas para a Comunicação Eclesial

Aparecida, SP – O Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida no Santuário Nacional de Aparecida foi o palco do 8º Encontro Nacional da Pascom, realizado entre os dias 11 e 14 de julho. Reunindo centenas de comunicadores de todos os estados do Brasil, o evento teve como tema central “Pastoral da Comunicação em mudança de época: desafios e perspectivas” e contou com a presença ilustre do Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.

Aproximadamente 90% dos participantes estavam pela primeira vez em um Encontro Nacional da Pascom. A delegação do Regional Leste 1 – CNBB, do Estado do Rio de Janeiro, se destacou como a quarta maior presente, com cerca de 70 pasconeiros de nove dioceses, sendo 13 participantes da Diocese de Nova Iguaçu.

Conferências

Monsenhor Ruiz inaugurou o evento com uma conferência que abordou a temática central, iluminando os caminhos do encontro. Ainda no primeiro dia, uma roda de conversa sobre “Inteligência Artificial: o futuro no presente” contou com a participação de Everthon de Souza Oliveira e Aline Amaro da Silva.

No sábado, 13 de julho, duas conferências marcaram a manhã. A primeira, “Comunicadores da Esperança”, foi proferida por Dom Amilton Manoel da Silva, CP, membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB. Em seguida, o Professor Moisés Sbardelotto discutiu a temática “Igreja em saída nas rodovias digitais”.

A última conferência, na manhã do domingo, 14 de julho, foi ministrada pela religiosa paulina Irmã Joana Puntel, que explorou o tema “Artesãos da comunhão: a comunicação eclesial num ambiente polarizado”.

Formação Específica

Na tarde de sábado, os participantes puderam escolher entre diversas atividades temáticas para aprofundamento, oferecidas em distintos formatos. As opções incluíram:

• Como articular uma rede de comunicadores? (Cezar Barros)
  • Comunicação Não-Violenta (Maria de Lourdes A. Silva e Vicente Sérgio Brasil Fernandes)
  • Pascom e combate à desinformação: teoria e prática (Liz Nóbrega)
  • Como desenvolver o eixo da Espiritualidade na paróquia? (Irmã Viviani Moura)
  • Pascom 5.0: tendências para as mídias sociais (Fabiano Fachini)
  • Comunicação para transformação social (Ricardo Alvarenga)
  • Produção audiovisual em dispositivos móveis (Equipe do A12)
  • Protagonismo feminino e comunicação (Aline Amaro da Silva)
  • Como elaborar um Plano Pastoral de Comunicação? (Marcus Tullius)
  • IA na prática: ferramentas a serviço da evangelização (Lucas Coelho)

Consagração da Pascom

Dois momentos marcantes marcaram o encontro. No sábado, houve a renovação da consagração da Pastoral da Comunicação à Nossa Senhora Aparecida, com a presença da pioneira Irmã Élide Maria Fogolari. A missa de encerramento, presidida pelo bispo de Campo Limpo e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Valdir José de Castro, foi outro ponto alto do evento. Na ocasião, foi enviada a nova composição da coordenação-geral da Pascom Brasil e anunciada a sede do próximo Mutirão Nacional de Comunicação (Muticom) que acontecerá em setembro de 2025 em Manaus na Amazônia.

Delegação do Regional Leste 1 – CNBB no 8º Encontro Nacional da Pascom com a presença do ex-Coordenador-Geral da Pascom, Marcus Tullius (centro) e o Coordenador Regional, Adielson Agrelos.

Conclusão

O 8º Encontro Nacional da Pascom proporcionou uma rica troca de experiências e conhecimentos, reafirmando a importância da comunicação eclesial no contexto contemporâneo. Os desafios e perspectivas discutidos apontam para um futuro promissor, onde a integração de novas tecnologias e a formação contínua dos comunicadores serão essenciais para a evangelização e a promoção da comunhão.