Encontro Nacional de Coordenadores Diocesanos de Pastoral reúne mais de 200 líderes em Brasília (DF)

Entre os dias 8 e 12 de julho, a Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), foi o palco do Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, promovido pelo secretariado geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento contou com a participação de mais de 200 coordenadores de pastoral de diversas dioceses brasileiras, incluindo líderes de pastorais específicas, como Pastoral Familiar, Pastoral Juvenil e Pastoral do Dízimo.

Padre João Victor e Dom Leomar Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética.

Representando a Diocese de Nova Iguaçu, esteve presente o Padre João Victor Basílio Maia, pároco de São Miguel Arcanjo e São Pedro e vice-coordenador de Pastoral diocesano. O encontro teve como tema “A Pastoral numa Igreja Sinodal e Missionária” e o lema “O Senhor os enviou a toda cidade para onde ele mesmo deveria ir” (cf. Lc 10,1), buscando promover a articulação do serviço pastoral e evangelizador da Igreja no Brasil.

Na abertura do evento, o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, Padre Jânison de Sá Santo, destacou que o encontro atende a um pedido dos secretários executivos dos 19 regionais da CNBB. Ele ressaltou o caráter formativo da reunião, que visa alinhar os coordenadores pastorais e da ação evangelizadora aos principais temas em destaque na Igreja, como a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o sínodo e o Jubileu 2025.

Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, expressou sua alegria em acolher os coordenadores de pastoral de todo o país. Ele enfatizou a importância de conhecer mais de perto as realidades vividas pelos líderes pastorais, suas dores e alegrias, e apresentou a organização da Igreja no Brasil e da própria CNBB aos participantes.

O encontro serviu como um espaço de troca de experiências e fortalecimento da missão evangelizadora, reforçando o compromisso da Igreja com uma atuação sinodal e missionária.