Vigília “Santos de Calça Jeans” mobiliza jovens nos Vicariatos da Diocese de Nova Iguaçu

No último dia 6 de julho, ocorreu simultaneamente nos cinco vicariatos diocesanos a vigília juvenil. O momento, intitulado “Santos de Calça Jeans”, reuniu centenas de jovens em um encontro marcado por oração, louvor, canto e adoração ao Senhor, inspirados pelo testemunho do Beato Carlo Acutis e do Venerável Guido Schaffer.

A vigília aconteceu ao mesmo tempo na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Vicariato Sede, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Vicariato Metropolitano, na Paróquia São José Operário, no Vicariato Sul, na Paróquia São Sebastião, no Vicariato Leste, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Vicariato Oeste.

A escolha de Carlo Acutis e Guido Schaffer como modelos de santidade para a juventude sublinhou a mensagem central: a santidade pode ser vivida plenamente no contexto contemporâneo. Carlo Acutis, beatificado em 2020, é conhecido por sua profunda devoção à Eucaristia e pelo uso da tecnologia para a evangelização. Com apenas 15 anos, criou um site para catalogar milagres eucarísticos ao redor do mundo, demonstrando como a fé pode ser expressa intensamente na era digital.

Guido Schaffer, médico e seminarista, dedicou sua vida ao serviço dos necessitados e à evangelização através da prática médica. Sua trajetória entrelaça surfe, medicina e espiritualidade, exemplificando como a santidade pode ser buscada no cotidiano e nas profissões.

Durante a vigília, os jovens foram convidados a buscar a santidade de uma forma que ressoe com suas realidades diárias, como enfatiza a mensagem: “Não como jovens que não estão inseridos na realidade, mas jovens que usam calça jeans, tomam refrigerante, que passeiam com os amigos… Como jovens que amam a Deus e os irmãos!”. A frase do Beato Carlo Acutis, “A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a nossa pátria. Desde sempre o Céu nos espera. ”, ecoou como um chamado à transcendência e ao compromisso com a fé.

Continuidade da Missão

A vigília “Santos de Calça Jeans” demonstrou que a busca pela santidade está ao alcance de todos os jovens, não importa o quão moderno ou cotidiano possa ser seu estilo de vida. Através da intercessão do Beato Carlo Acutis e do Venerável Guido Schaffer, o encontro reforçou a importância da evangelização juvenil na Diocese de Nova Iguaçu, inspirando os participantes a continuar seu trabalho com dedicação, ousadia e alegria. O Setor Juventude reafirma seu compromisso em continuar fortalecendo a fé e a devoção entre os jovens, levando adiante a missão de ser uma Igreja viva e atuante, de jovens na busca pela santidade.

Veja algumas imagens das Vigílias nos Vicariatos:

Vicariato Sede:

Vicariato Metropolitano: