Diocese participa do Encontro Nacional de Atualização para Formadores

A Diocese de Nova Iguaçu foi representada pelo reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI, padre Luís André de Souza, e pelo vice-reitor, padre Rodrigo Albuquerque, no Encontro Nacional de Atualização para Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Nacional). O encontro, que ocorreu entre os dias 15 e 19 de julho em Belo Horizonte (MG), teve como objetivo proporcionar um momento de estudo, partilha de experiências e vivência sinodal para educadores dos futuros presbíteros.

Com o tema “Formação presbiteral: uma perspectiva sinodal-missionária”, o encontro reuniu reitores e formadores de seminários menores, propedêuticos e maiores, além de formadores de casas religiosas, para aprofundar essa perspectiva essencial na formação dos novos sacerdotes.

NA abertura, contou com a celebração da Eucaristia presidida por dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Cmovic) e bispo auxiliar de São Paulo. Em sua homilia, dom Ângelo destacou o exemplo de São Boaventura, reconhecido por sua dedicação à formação filosófica e teológica, e apresentou o capítulo 10 do Evangelho de Mateus como uma diretriz fundamental para a formação presbiteral.

Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, também esteve presente no encontro, contribuindo como assessor na reflexão do tema e na formação dos participantes.

O Encontro Nacional de Atualização para Formadores é uma iniciativa importante da OSIB Nacional, vinculada à Cmovic da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que busca fortalecer a formação dos futuros presbíteros através de uma abordagem sinodal e missionária, fundamental para a Igreja nos tempos atuais.