Iniciativas da Diocese de Nova Iguaçu no cuidado aos idosos e a Jornada Mundial dos Avós

A Diocese de Nova Iguaçu, em consonância com as diretrizes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) Nacional, está dando passos significativos para promover a dignidade e os direitos das pessoas idosas. Este movimento ganha ainda mais relevância com a aproximação da 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, a ser celebrada no próximo dia 28 de julho de 2024.

Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas

A Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é uma data especial instituída pelo Papa Francisco para reconhecer e valorizar a contribuição inestimável dos idosos à sociedade e à Igreja. Em sua mensagem para esta quarta edição, o Papa sublinha que “Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançada e as forças já declinam.” Ele nos lembra da bênção que é a velhice, incentivando todos a valorizarem e honrarem nossos idosos.

A programação nacional da PPI para este dia inclui uma missa às 8h no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom José Antonio Peruzzo, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida. Em Curitiba, cidade sede da PPI Nacional, haverá uma missa às 11h no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo padre José Aparecido, também transmitida pela TV Evangelizar.

Iniciativas na Diocese de Nova Iguaçu

A Diocese de Nova Iguaçu está em processo de sensibilização e capacitação para a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa. Este projeto visa mobilizar a comunidade, informar sobre os objetivos e metodologias da pastoral, e capacitar líderes comunitários para realizar visitas domiciliares mensais aos idosos. Através desse trabalho voluntário e solidário, a Diocese busca fortalecer o tecido social, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária para todas as idades.

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, no Lar de Sant’Ana

Além da criação da Pastoral da Pessoa Idosa, a Diocese conta com iniciativas já consolidadas de cuidado aos idosos. O Lar de Sant’Ana, mantido pela Congregação das Filhas de Sant’Ana, é um espaço de acolhida para religiosas idosas, proporcionando cuidado e proteção. Já o Recanto Paz e Bem, em Belford Roxo, no bairro de Santa Maria, administrado pela Comunidade Sementes do Verbo, oferece abrigo para idosos pobres sem condições de subsistência, atualmente o lar conta com cerca de trinta assistidos.

A atenção dada aos idosos pela Diocese de Nova Iguaçu é um exemplo de como é possível cuidar e celebrar a vida e a experiência dos mais velhos, garantindo-lhes uma velhice digna, saudável e repleta de amor e respeito. A 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é uma oportunidade para todos refletirem sobre a importância dos idosos em nossas vidas e reforçarem o compromisso com o cuidado e a valorização dessas pessoas.

5 dicas para vivenciar a Jornada Mundial dos Avós

A Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é uma ocasião especial para homenagear e valorizar aqueles que têm tanto a nos ensinar. Veja, abaixo, cinco dicas práticas que a PPI organizou para tornar essa celebração ainda mais significativa em sua comunidade:

• 1. Participe da Liturgia Dominical

Encoraje o maior número de pessoas idosas a participarem da missa dominical. Se não for possível estar presente, elas podem acompanhar as transmissões oficiais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

• 2. Reflexão sobre a Mensagem do Papa

Convide as pessoas idosas de sua paróquia ou comunidade para uma discussão sobre a mensagem do Papa. Distribua o texto a todos os participantes e promova um momento de reflexão e diálogo.

BAIXE AQUI a Mensagem do Papa.

• 3. Momentos de Reflexão

Utilize as catequeses do Papa sobre a velhice como subsídio para as reuniões mensais dos líderes. Esses momentos de reflexão podem fortalecer a espiritualidade e o senso de comunidade entre os participantes.

BAIXE AQUI a catequese do Papa sobre a velhice.

• 4. Oração Especial

Incentive as pessoas idosas a orarem pelos jovens e pela paz. O ministério da intercessão é uma vocação poderosa e essencial para a Igreja.

• 5. Visitas às Pessoas Idosas Solitárias

Leve a mensagem do Papa às pessoas idosas que vivem sozinhas e não podem participar das celebrações. As visitas são um gesto concreto de amor e proximidade. Ao visitá-las, você reafirma que elas estão no centro da comunidade, como um exemplo de misericórdia e compaixão. Aproveite para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas.

BAIXE AQUI a oração.

Com essas dicas, você pode transformar o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas em um momento de alegria, reflexão e união.  Que a celebração da 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas inspire ainda mais ações de solidariedade e respeito pelos nossos anciãos, construindo uma sociedade que valorize a experiência e a sabedoria de todos. Celebre com amor e gratidão!