Dom Gilson preside ordenação em convento onde Dom Adriano foi diretor

No dia 27 de julho, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu presidiu a ordenação presbiteral de Frei Artur Medeiros, OFM. A cerimônia ocorreu no Convento Santo Antônio de Ipuarana, em Lagoa Seca, na Paraíba, e o bispo de Nova Iguaçu teve a companhia de Dom Severino Batista, capuchinho e emérito de Nazaré, Pernambuco.

A presença de Dom Gilson Andrade no Convento Santo Antônio de Ipuarana teve um significado especial para a Diocese de Nova Iguaçu, pois esse local histórico está profundamente ligado à trajetória de Dom Adriano Hypólito, uma figura de grande importância na história da Diocese.

No dia 28 de julho, agora ordenado Frei Artur Medeiros celebrou sua primeira missa como sacerdote, também no Convento Santo Antônio de Ipuarana. A missa, realizada às 7h, foi um momento de grande alegria e emoção.

A ordenação de Frei Artur, guiada pelo lema “E a esperança não decepciona!”, e a presença de Dom Gilson Andrade no Convento Santo Antônio de Ipuarana não só celebraram a continuidade da fé e do serviço religioso, mas também reviveram a memória de Dom Adriano Hypólito. Este elo histórico entre as dioceses de Nova Iguaçu e Campina Grande reforça o legado de compromisso com a justiça social e o cuidado pastoral que Dom Adriano tão bem exemplificou.

A Importância de Dom Adriano

Dom Adriano Hypólito, nascido em 18 de janeiro de 1918, deixou um legado indelével na Diocese de Nova Iguaçu, onde serviu como bispo de 1966 até sua aposentadoria. Conhecido por sua defesa dos direitos humanos e por seu trabalho incansável em prol dos mais pobres e oprimidos, Dom Adriano enfrentou desafios significativos durante a ditadura militar no Brasil.

Dom Adriano foi ordenado padre no dia 18 de outubro de 1942, em Salvador. No ano seguinte, foi nomeado professor do Seminário Franciscano de Ipuarana, Paraíba, onde permaneceu até julho de 1948. Durante esse período, ele desempenhou um papel crucial na formação de futuros sacerdotes.

O então Frei Adriano com alunos do Seminário de Ipuarana no ano de 1956

Em julho de 1948, Dom Adriano partiu para a Europa, com o objetivo de estudar a história dos franciscanos no Brasil. Após concluir seus estudos, ele retornou ao Seminário de Ipuarana em abril de 1951, atuando como diretor de estudos e professor até 1961.

Dom Adriano Hypólito continua sendo uma fonte de inspiração para muitos dentro da Diocese de Nova Iguaçu e além. Sua vida e seu trabalho lembram a todos da importância de lutar pelos direitos humanos e de servir aos necessitados com compaixão e determinação.

Confira mais imagens da passagem de Dom Gilson por Lagoa Seca (PB):