Pastoral Familiar promove eventos da Semana Nacional da Família na Diocese

Em agosto, a Igreja no Brasil celebra o Mês das Vocações, refletindo sobre os diversos chamados de Deus para o serviço na Igreja e na sociedade. Na segunda semana do mês, a partir do Dia dos Pais, é celebrada há mais de trinta anos a Semana Nacional da Família, destacando e valorizando a vocação matrimonial.

O tema escolhido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e Amizade Social”. Os temas propostos para aprofundamento estão no subsídio Hora da Família, distribuído para grupos de todo o país celebrarem em casa, nas comunidades e paróquias.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), responsável por animar a celebração da Semana Nacional da Família em todo o Brasil, deseja favorecer a oportunidade de as famílias vivenciarem momentos de oração, de confraternização e de visitas aos que estão afastados.

Na Diocese de Nova Iguaçu, a proposta de celebração da Semana da Família será com o subsídio da CNBB “Hora da Família”. A programação inclui atividades diversas em diferentes foranias:

• Forania 01: Carreata com concentração na Paróquia São José Operário no bairro Califórnia.
  • Forania 02: Carreata com concentração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro Grama.
  • Forania 03: Encontro de reestruturação e formação na Paróquia São Francisco de Assis, em Comendador Soares.
  • Forania 06: Encontro na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Nilópolis.
  • Foranias 07 e 08: Carreata a nível de Vicariato, com concentração na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Belford Roxo.
  • Forania 09: Caminhada com faixas, com concentração na Comunidade São Cristóvão.
  • Forania 10: Caminhada envolvendo Paracambi, Lages, Japeri e Engenheiro Pedreira.

Materiais de Apoio e Divulgação

Para a celebração da Semana Nacional da Família, é oferecido o subsídio Hora da Família, com roteiros para o Dia dos Pais e para os encontros de cada dia da Semana. O material também contém os encontros para a Semana Nacional da Vida, que será vivenciada em outubro. Além do subsídio impresso, a CNPF oferece um kit de material gráfico da Semana Nacional da Família 2024 para ser utilizado pelos comunicadores e agentes da Pastoral Familiar na divulgação. Acesse mais informações no Portal Vida e Família.