Mosteiro das Clarissas celebra Santa Clara

0
705

No último domingo, 11 de agosto, o Mosteiro das Clarissas, localizado no Bairro Botafogo, em Nova Iguaçu, esteve em festa para celebrar a Solenidade de Santa Clara de Assis. A programação especial em honra à santa fundadora da Ordem das Clarissas contou com duas celebrações ao longo do dia.

Pela manhã ocorreu a Solene Celebração Eucarística em honra de Santa Clara de Assis, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, um momento de profunda devoção e gratidão pela vida e legado da santa que, inspirada por São Francisco de Assis, dedicou sua vida à oração, à simplicidade e à caridade.

No início da noite foi celebrada a Santa Missa com o Trânsito de Santa Clara, rememorando o momento da passagem da santa para a vida eterna. Esta missa é uma tradição que reaviva a memória da última noite de vida de Santa Clara, marcada por sua fé inabalável e seu espírito de entrega total a Deus.

Nascida em 1193, na cidade de Assis (Itália), Santa Clara teve seu nome por uma inspiração dada a sua mãe, na qual revelou que sua filha viria ao mundo para iluminá-lo. Pertencente à uma família da nobreza, desde cedo se destacou por sua caridade, por isso ao se deparar com a vivencia de Francisco de Assis se identificou e se juntou a sua ordem.
Santa Clara é patrona da televisão, pois, impossibilitada de estar presencialmente a Celebração Eucarística, a celebração aparecia em sua parede do quarto, como uma projeção. O dia 11 de agosto marca seu falecimento, aos sessenta anos, no ano de 1253

A Ordem das Clarissas permanece ativa até hoje, mantendo viva a espiritualidade e os ensinamentos de Santa Clara, contribuindo significativamente para a vida religiosa e para ações de caridade em diversas partes do mundo. A celebração no Mosteiro das Clarissas em Nova Iguaçu é sempre uma oportunidade para todos os fiéis renovarem seu compromisso com os valores cristãos e se inspirarem no exemplo de vida de Santa Clara de Assis.

Confira imagens da festa de Santa Clara: