Diáconos celebram a Festa do seu padroeiro, o mártir São Lourenço

No último sábado, 10 de agosto, foi celebrada com grande alegria a Festa de São Lourenço, diácono e mártir, patrono do diaconato permanente. A data foi marcada por uma Missa especial presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, na Comunidade São Lourenço, pertencente à Paróquia Senhor do Bonfim, em Engenheiro Pedreira. A celebração reuniu diáconos e fiéis para expressar gratidão pelo serviço amoroso e dedicado que esses ministros realizam.

São Lourenço, diácono de Roma do século III, é uma inspiração para todos os diáconos da Igreja. Conhecido por sua dedicação aos pobres e pela coragem para enfrentar as autoridades romanas, Lourenço é venerado como símbolo de generosidade e serviço. Sua história de martírio, em 10 de agosto de 258 d.C., ressoa até hoje como um exemplo de fé e compromisso cristão.

Cabe ressaltar a importância do papel dos diáconos na Igreja. O Papa Francisco lembra que “os diáconos não são ‘meio-sacerdotes’, nem ‘acólitos de luxo’, mas servos cuidadosos que dão o melhor de si para que ninguém seja excluído e o amor do Senhor toque a vida das pessoas de uma maneira concreta. ” Essa reflexão destaca a missão dos diáconos de levar o amor e a caridade de Cristo às periferias existenciais, especialmente aos mais necessitados.

A celebração também coincidiu com os 28 anos da Páscoa definitiva de Dom Adriano Hypólito, terceiro bispo de Nova Iguaçu, cuja memória foi especialmente homenageada. Dom Adriano, assim como São Lourenço, dedicou sua vida à caridade e à defesa dos direitos humanos, sendo uma figura marcante na luta por justiça social na Baixada Fluminense durante os anos mais duros da Ditadura Militar no Brasil. Sua liderança à frente da Diocese de Nova Iguaçu por 28 anos deixou um legado de comunhão e missão, sempre focado nas necessidades dos mais pobres e marginalizados.

Confira imagens da celebração de São Lourenço: