Família e amizade: Diocese celebra a Semana Nacional da Família

A Diocese celebrou a Semana Nacional da Família com uma série de atividades que mobilizaram as paróquias, foranias e vicariatos. A semana que ocorre anualmente na segunda semana de agosto, busca valorizar e fortalecer a vocação matrimonial, destacando o papel central da família na Igreja e na sociedade, tivera eventos que também avançaram na semana seguinte, revelando os traços de uma pastoral com bastante ímpeto evangelizador.

Um dos pontos altos da Semana da Família foram os casamentos comunitários, realizados em várias paróquias. Esses casamentos proporcionaram a oportunidade para que muitos casais regularizassem sua situação matrimonial à luz da fé católica, recebendo a bênção sacramental. Esse gesto reafirma o compromisso da Igreja com a promoção do sacramento do matrimônio e o apoio às famílias.

Além disso, a “Hora da Família” norteou os grupos paroquiais que se reuniram para reflexões, orações e discussões baseadas no subsídio preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Este ano, o tema central foi “Família e Amizade”, alinhado à Campanha da Fraternidade de 2024, que focou em “Fraternidade e Amizade Social”. As atividades foram realizadas em diversas formas: encontros nas casas, momentos de partilha nas igrejas e celebrações comunitárias, todos voltados para fortalecer os laços familiares e espirituais.

Até o final do mês de agosto, algumas paróquias e foranias estão realizando suas atividades da Semana da Família de forma particular, sempre o mesmo intuito de valorizar essa instituição sagrada e seus princípios.

Essas ações refletem o compromisso em apoiar as famílias, promovendo a fé e a unidade em um contexto social muitas vezes desafiador. A Semana Nacional da Família em 2024, mais uma vez, reafirmou a importância da família como base sólida para a construção de uma sociedade mais fraterna e cristã.