Elas são história: Missa dos colaboradores da Cúria Diocesana tem homenagens a funcionárias com 50 anos de serviços prestados

Na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, a tradicional missa dos colaboradores da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu foi marcada por uma homenagem especial a três funcionárias que dedicaram 50 anos de suas vidas ao serviço da Igreja: Edna, Mara e Celinha. A celebração, realizada na Capela São Bartolomeu, no Cenfor, contou com a presença de membros do clero, colegas de trabalho e amigos das homenageadas.

Durante a missa, as três funcionárias receberam placas comemorativas em reconhecimento aos seus anos de dedicação e serviço. Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, presidiu a missa e, em sua homilia, destacou a importância do serviço prestado por Edna, Mara e Celinha. Ele ressaltou como suas trajetórias são exemplos de compromisso e dedicação, sendo pilares que sustentam a missão da Diocese. “Se estão aqui há tantos anos, é precisamente pelo fato de que servem, serviram e vão continuar servindo muito bem”, afirmou o bispo.

O bispo refletiu sobre o papel de Maria, a mãe de Jesus, como serva do Senhor, comparando a dedicação de Edna, Mara e Celinha com a atitude humilde e servidora de Maria. Ele ressaltou que o serviço cristão vai além das tarefas diárias, sendo uma expressão de doação de vida e compromisso com a missão da Igreja.

Dom Gilson destacou ainda a importância da generosidade e da alegria no serviço, aspectos que ele percebe nas três homenageadas. “O serviço tem um impacto na vida da Diocese e das pessoas que a gente não é capaz de mensurar. É isso que conta”, concluiu.

Padre Ricardo Nunes, Chanceler da Cúria, e Padre João Victor Maia, vice-coordenador de pastoral, também fizeram uso da palavra, enaltecendo as qualidades e o empenho das três homenageadas ao longo dos anos. Para eles, as histórias de Edna, Mara e Celinha são inspiradoras e demonstram a força da fé e a resiliência diante dos desafios encontrados no caminho.

A celebração foi encerrada com um agradecimento especial às três funcionárias, que, com meio século de dedicação, se tornaram verdadeiros ícones de serviço e evangelização na Diocese de Nova Iguaçu.

Histórias de Vida e Dedicação

Edna, natural de Maricá, iniciou sua jornada na Mitra Diocesana na recepção da Cúria. Com o tempo, assumiu diversas funções, incluindo posições nos setores de contabilidade e tesouraria. Edna sempre foi reconhecida por sua integridade e paixão pelo trabalho, características que a tornaram uma referência na Diocese.

Celinha, por sua vez, começou sua trajetória na Cúria em 1968, no Centro Pastoral Catequético (CEPAC). Ao longo dos anos, passou por diferentes funções, sendo uma das fundadoras de uma cooperativa de arte litúrgica na Casa do Encontro. Sua dedicação ao trabalho pastoral, especialmente, no que tange ao seu talento artístico, é um dos marcos de sua carreira.

Mara, nascida em Nova Iguaçu, enfrentou diversas adversidades desde a infância, mas encontrou na Cúria Diocesana um caminho de superação e reconhecimento. Ingressou na instituição em 1974 e, desde então, se tornou uma peça fundamental no funcionamento da Diocese, tendo trabalhado com quatro bispos diferentes.

Confira mais imagens da celebração eucarística:

Fotos: Adielson Agrelos – Ascom DNI