Presbítero: Homem regenerado pela Palavra

O clero da Diocese de Nova Iguaçu esteve reunido em retiro espiritual na cidade de Passa Quatro, Minas Gerais, entre os dias 26 a 30 de agosto. O encontro, que teve como pregador o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Júlio César Moreira, foi um momento de formação contínua, reflexão, renovação e fé para os sacerdotes de nossa Diocese.

Com o tema “Presbítero: homem regenerado pela Palavra”, inspirado na passagem bíblica de 1 Pedro 1,23, o retiro ofereceu aos padres uma oportunidade de mergulharem em sua conexão com a vocação e com os ensinamentos sagrados. A programação incluiu momentos de oração, celebração eucarística, reflexões e Adoração ao Santíssimo Sacramento, proporcionando um ambiente de recolhimento e espiritualidade.

Itinerário espiritual

Durante os exercícios espirituais, Dom Júlio César propôs aos sacerdotes um itinerário espiritual que contemplava um profundo mergulho na Palavra de Deus, conduzindo-os a uma experiência de confiança e humildade (Lc 5,1-11), ao abandono de si mesmo em favor do seguimento de Cristo (Mt 16,21-27), e à escuta atenta e silenciosa da voz divina (Lc 9,28-36). Através da meditação nas Escrituras, os sacerdotes foram chamados a um encontro íntimo com Jesus, reconhecendo-o como a Palavra viva que ressoa e transforma (Jo 21,1-19). Este caminho culminava na redescoberta da regeneração e do renascimento pela Palavra (1Pd 1,1-9; 1Pd 1,22-25), impulsionando-os a viverem como homens novos, renovados pelo Evangelho, em comunhão profunda com Cristo e sua missão.

O pregador

Dom Júlio César Gomes Moreira, nascido em Fortaleza em 18 de março de 1972, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte em 23 de dezembro de 2020, sendo ordenado em 13 de fevereiro de 2021. Psicólogo formado pela Universidade de Brasília e especializado em Logoterapia, Dom Júlio possui uma vasta experiência pastoral e formativa, tendo servido como pároco, formador, reitor de seminário e vigário episcopal em Brasília e Goiânia. Antes de sua nomeação episcopal, atuou como coordenador da Comissão do Clero e pároco em Sobradinho-DF.

Veja mais fotos do Retiro do Clero:

Colaboração: Padre Wellington Guedes