Encontro de Formação Pastoral aborda a missão de todo cristão

Nesta terça-feira pela manhã, 03 de setembro, no Auditório Dom Adriano Hypólito (Cenfor), ocorreu mais um Encontro de Formação Pastoral, reunindo líderes e agentes de pastoral e movimentos da diocese, além da participação do clero. Com o tema central “Mês Missionário 2024: Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, o encontro foi assessorado pelo Padre Jovane da Rosa Carmo, Secretário Executivo do Regional Leste 1 da CNBB, que trouxe reflexões profundas sobre o papel missionário da Igreja nos dias atuais.

O encontro também foi marcado pela significativa presença do Projeto ABC dos Direitos Humanos, que deixou sua marca ao lançar a cartilha “ABC dos Direitos Humanos: A Cartilha de Todas e Todos”. A cartilha, fruto de um trabalho colaborativo, foi apresentada pelo Padre Márcio João, coordenador do projeto no Centro dos Direitos Humanos, Pierre Gaudioso, diretor executivo do CDH, e Maria Elisabeth, coordenadora geral do projeto. Eles destacaram a importância da cartilha como ferramenta educativa e de conscientização, visando fortalecer a cidadania e os direitos humanos na Baixada Fluminense.

Além do lançamento da cartilha, foi responsável por preparar o lanche dos participantes, utilizando técnicas de aproveitamento total dos alimentos, reforçando assim sua proposta de sustentabilidade. O Projeto ABC dos Direitos Humanos também promoveu sua primeira Feira de Orgânicos durante o encontro, oferecendo aos participantes a oportunidade de adquirir produtos frescos e cultivados de forma sustentável. Essa iniciativa reforçou a proposta de integrar a formação espiritual com práticas concretas de sustentabilidade e promoção da saúde.

Durante o encontro, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, prestou uma homenagem ao Padre Milton Fidelis, que faleceu recentemente, recordando sua dedicação pastoral. Dom Gilson também refletiu sobre a importância das ações sociais no contexto da evangelização, destacando que a mensagem do Evangelho deve se traduzir em um compromisso concreto com os mais vulneráveis:

“E diante das realidades de injustiça, de pobreza, de miséria, o nosso coração se comove como o coração de Deus, e somos chamados também a nos comprometermos concretamente. E as iniciativas sociais, as pastorais sociais, as instituições que nós temos de caridade, nos ajudam a viver essa dimensão muito concreta da evangelização.”

Conheça melhor o Projeto ABC dos Direitos Humanos:

Confira mais imagens do encontro de formação pastoral: