Domingo de devoção à Nossa Senhora da Piedade, co-padroeira diocesana

Os festejos em honra à Nossa Senhora da Piedade, co-padroeira da Diocese de Nova Iguaçu, tiveram momentos de grande devoção e celebração neste domingo, 15 de setembro. A data, que marca o dia litúrgico dedicado à Mãe Dolorosa, foi celebrada em diferentes partes da cidade de Nova Iguaçu, com destaque para a Catedral de Santo Antônio de Jacutinga e no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velho.

Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu, presidiu a Missa Solene na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga e participou da procissão no centro de Nova Iguaçu, onde centenas de fiéis se reuniram para expressar sua fé e devoção a Nossa Senhora da Piedade. Na catedral, os festejos em honra a co-padroeira se iniciaram no último dia 08 de setembro e nesse domingo também contou com festa social.

Já Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, esteve nas ruínas da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú, no Centro Histórico e Arqueológico de Iguassú Velho, onde participou do evento Primavera com Maria & Vesperata da Condessa do Iguassú. Durante o evento, Dom Gilson prestigiou a apresentação da Orquestra da Vida, composta por jovens e adolescentes assistidos pela Avicres, que encantaram o público com sua música e talento.

A devoção à Nossa Senhora da Piedade tem raízes profundas na região, remontando ao ano de 1699, com a construção de uma capela dedicada à santa nas margens do rio Iguaçu. A capela foi um dos primeiros marcos que deram origem à cidade de Nova Iguaçu. Em 1960, com a criação da Diocese, a santa foi elevada ao status de co-padroeira da diocese, ao lado de Santo Antônio.

Os festejos de Nossa Senhora da Piedade são sempre marcados por grande participação popular, uma tradição do povo iguaçuano, além de demonstrações de fé em sua Mãe protetora.

Confira mais imagens dos festejos em honra à Nossa Senhora de Piedade:

Fotos: Pascom DNI e Comunicação Avicres