Paróquia celebra a festa de São Vicente de Paulo

A Paróquia São Vicente de Paulo, localizada em Belford Roxo, inicia hoje festa em homenagem ao seu padroeiro, São Vicente de Paulo. A celebração ocorre de 18 a 29 de setembro, inclusive no dia do padroeiro em 27 de setembro.

A festividade terá início com uma novena diária acompanhada de missas, de 18 a 26 de setembro, às 19h. No dia 27, data dedicada ao padroeiro, a programação será: às 9h, missa voltada para os enfermos, e às 18h, uma procissão e a Missa Solene com a presença do bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade.

Além disso, no dia 29 de setembro, domingo, será realizada a Missa da Unidade Paroquial, e, à tarde, haverá um Show de Prêmios, às 14h, promovido pela paróquia.

Resgatando a tradição de Cosme e Damião

Uma das ações da festa será a distribuição de doces em 27 de setembro, em uma tradição resgatada em homenagem a São Cosme e São Damião. A paróquia está recebendo doações de doces típicos como maria-mole, pé de moleque, cocada, suspiro, paçoca, entre outros. A iniciativa visa reforçar o compromisso com a caridade, em sintonia com o legado de São Vicente de Paulo, que sempre dedicou sua vida aos mais necessitados.

A Cantina da Igreja estará aberta durante todos os dias da festividade, oferecendo opções de alimentação, como pastel, empadão e refrigerante, proporcionando momentos de confraternização e comunhão entre os paroquianos e visitantes.

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo, nascido em 1581, na França, é reconhecido por seu trabalho incansável em prol dos mais pobres e marginalizados. Fundador da Congregação da Missão (Lazaristas) e das Filhas da Caridade, ele dedicou sua vida a obras de caridade e à defesa dos mais necessitados, tornando-se o padroeiro das obras sociais. O exemplo de São Vicente de Paulo inspira, até os dias de hoje, ações comunitárias e religiosas ao redor do mundo.

Confira a programação completa em honra a São Vicente de Paulo: