Vicariatos em Assembleia: Diocese avalia caminhada e reafirma diretrizes para evangelização

Em setembro de 2023, um sopro de renovação percorreu a Diocese de Nova Iguaçu. Após um amplo processo de escuta, onde vozes de diferentes comunidades foram ouvidas, o Plano Pastoral foi oficialmente aprovado, estabelecendo diretrizes claras para a ação evangelizadora nos próximos três anos. Este documento é mais do que um guia; é um convite à união e à efetividade nas atividades pastorais, buscando que cada paróquia e vicariato caminhe em uma única direção, sob a orientação do Espírito Santo.

No último sábado, as assembleias anuais de avaliação do Plano Pastoral Diocesano ganharam vida em cada um dos cinco vicariatos da diocese. A presença de representantes das foranias, paróquias e pastorais tornou o ambiente vibrante, repleto de esperanças e reflexões. “A ideia é promover a integração dos eixos no Plano Pastoral e, a partir dos resultados, reelaborar estratégias e ajustar as orientações para todos os níveis da Igreja”, afirmou Dom Gilson Andrade, o bispo da diocese.

Na Paróquia Sagrada Família, na Posse, Dom Gilson se fez presente na assembleia do Vicariato Sede, onde a troca de ideias se intensificou com a participação do Padre Davenir Andrade e dos Vigários Forâneos, Padres João Victor e Rodrigo Mota, além de Monsenhor Max de Jesus, Vigário-Geral da Diocese. As discussões fluíram, refletindo o desejo de cada representante de contribuir para uma Igreja mais coesa e eficaz. Enquanto isso, no Vicariato Metropolitano, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Rosa dos Ventos, o Vigário Episcopal, Padre Ricardo Barbosa, conduziu a assembleia ao lado dos padres Sergio Guedes e Vilcilane, criando um espaço de diálogo e aprendizado.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Nilópolis acolheu o Vicariato Sul, presidido pelo Cônego Romério Augusto e pelos Padres Roberto Januário e Daniel Santos, que compartilharam experiências e desafios enfrentados nas comunidades. Na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Paracambi, o Vigário Episcopal, Padre Paulo Pires, recebeu os representantes do Vicariato Oeste, fomentando uma discussão produtiva sobre as diretrizes do plano.

O clima de fraternidade e cooperação estava palpável na assembleia do Vicariato Leste, realizada em Belford Roxo, onde o Coordenador de Pastoral da Diocese, Padre Márcio João, participou ao lado do Padre Cesar Lino, Vigário Episcopal. A ausência do Padre Josinaldo, que se encontrava em luto pela perda de um sobrinho, trouxe uma reflexão sobre a fragilidade da vida e a importância da comunhão entre os membros da Igreja.

“Duas coisas são importantes neste processo: a primeira é avaliar até que ponto o Plano Pastoral chegou e está orientado à Pastoral da Diocese; a segunda é coletar elementos que nos orientem a continuar planejando a Pastoral segundo o que o plano nos sugere”, destacou Padre Márcio, evidenciando o papel vital dessas assembleias na busca por um futuro mais promissor.

À medida que o Ano da Oração se aproxima e a preparação para o Jubileu de 2025 avança, a Diocese de Nova Iguaçu se fortalece. O resgate e promoção dos Círculos Bíblicos, com a proposta de que cada paróquia tenha ao menos um grupo, assim como a reformulação da Revista Caminhando para “Caminhar na Palavra”, são passos concretos na jornada de evangelização que se inicia.

O espírito de renovação e a busca pela unidade estão no coração dessa nova fase pastoral. O Plano Pastoral não é apenas um documento; é uma cultura que visa integrar e fortalecer a ação da Igreja, fazendo com que cada membro se sinta parte de um mesmo corpo, unido na missão de levar a palavra de Deus a todos. A caminhada continua, e juntos, todos seguem em direção a um futuro iluminado pela fé.

Veja mais imagens das Assembleias Avaliativas:

Imagens: Pascom DNI