Encontro de Assessores Eclesiásticos destaca integração entre comunicação pastoral e institucional

0
483

Os assessores eclesiásticos da Pastoral da Comunicação (Pascom) das dioceses do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o estado do Rio de Janeiro, se reuniram no dia 9 de outubro para um momento de partilha, formação e planejamento. O encontro ocorreu na sala anexa ao gabinete do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que também preside a Comissão Regional para a Comunicação Social.

Sob a condução de Adielson Agrelos, coordenador da Pascom no estado, o evento contou com a participação de representantes das dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Friburgo e Nova Iguaçu, além das arquidioceses de Niterói e do Rio de Janeiro. A Diocese de Nova Iguaçu foi representada pelo Frei Daniel do Sagrado Coração, IFE.

Um dos momentos mais relevantes do encontro foi a formação, realizada por meio de videoconferência pelo Padre Arnaldo Rodrigues, assessor de imprensa da CNBB. Ele abordou o papel do assessor eclesiástico na comunicação pastoral e institucional, destacando sua importância na articulação dos agentes da Pascom. Padre Arnaldo sublinhou que o assessor eclesiástico é fundamental para integrar os agentes em uma rede de comunicadores, criando um ambiente colaborativo entre a comunicação pastoral e institucional. “O assessor deve motivar os agentes da Pascom e garantir que essa rede articulada seja a porta-voz das mensagens da Igreja, evangelizando, construindo comunhão e fortalecendo a missão pastoral”, afirmou.

Após a formação, Adielson Agrelos apresentou o planejamento para 2025, que inclui a elaboração do regimento interno da Pascom no estado e a organização do 1º Mutirão de Comunicação (Muticom) Regional, um evento voltado para a capacitação e troca de experiências entre os agentes de comunicação das dioceses. Ao final de encontro tivemos ainda a presença do Dom Antônio Catelan, secretário do Regional Leste 1 – CNBB, que motivou os assessores na missão a eles confiada.