Juventude Diocesana toma as ruas sob chuva para celebrar o DNJ 2024 em Cabuçu

0
504

Nem a intensa chuva que caiu sobre a Baixada Fluminense neste domingo, 20 de outubro de 2024, foi capaz de desanimar a juventude diocesana. Reunidos na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cabuçu, jovens de todos os cantos da diocese tomaram as ruas em festa para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O encontro teve como tema “Juventudes na Cultura do Encontro”, proporcionou momentos de profunda fé, alegria e união, demonstrando mais uma vez a ligação da juventude com a Igreja e a sociedade.

Acompanhados por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, os jovens enfrentaram a chuva com entusiasmo e caminharam durante até o CIEP 168 – Ilda Silveira Rodrigues, cantando e transmitindo uma mensagem de esperança e fé. Mesmo diante do mau tempo, a energia e o compromisso se mantiveram firmes, demonstrando a força de uma juventude que não se deixa abater facilmente.

No CIEP, os jovens foram acolhidos com momentos de oração e celebração, além da adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida pela Santa Missa presidida por Dom Gilson. Em sua homilia, o bispo compartilhou uma experiência pessoal sobre seu próprio “sim” a Deus. Ele relatou uma conversa que teve ao longo da caminhada do DNJ com um jovem que “pegou” carona no seu guarda-chuva e em determinado momento o perguntara sobre o seu processo de discernimento vocacional – “A gente foi conversando e eu me lembrava que, no fundo, havia algo no meu coração, e de vez em quando isso me despertava, quando ouvia a palavra de Deus, quando eu me colocava para rezar, quando, junto com meus amigos lá na comunidade, a gente se reunia no nosso grupo para ação de caridade que tínhamos, porque era um grupo vicentino. Eu percebia que Deus queria algo mais. Para cada um, Deus tem um plano, mas tudo passa por estar perto de Jesus”.

Dom Gilson ainda parabenizou a juventude presente pela escolha de estarem ali, reforçando a importância de caminhar com Cristo:

“Queridos jovens, parabéns! Porque hoje vocês fizeram essa escolha, mas eu conheço também quase todo mundo aqui, porque a gente se encontra, o bispo também anda para lá e para cá, e como é bom ver que não é só um DNJ que reúne vocês, mas é Jesus, é a sua Igreja, é o serviço aos irmãos, é isso que nos congrega. ”

Ao final, o padre Thiago de Araújo, assessor eclesiástico do Setor Juventude, fez um anúncio aguardado: o DNJ 2025, que será realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nilópolis.

O DNJ 2024 reafirmou o papel fundamental da juventude católica na construção de uma cultura de paz e encontro, mesmo em meio aos desafios do mundo atual. A força e a alegria dos jovens da Baixada Fluminense, que não se deixaram vencer pela chuva, demonstraram que a fé e a esperança podem superar qualquer obstáculo.

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom