Mesquita celebra Nossa Senhora das Graças, padroeira municipal

0
74

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, fiéis da cidade de Mesquita celebraram o dia de Nossa Senhora das Graças, padroeira do município. As homenagens começaram pela manhã com uma celebração solene na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Centro de Mesquita, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu com a presença de Dom Luciano Bergamin, CRL, bispo emérito, do Vigário Episcopal do Vicariato Sul, Cônego Romério Augusto e dos padres da Forania 5. A Missa da Cidade contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Jorge Miranda, e reuniu uma grande multidão de devotos.

Em sua homilia, Dom Gilson destacou a importância de Maria na vida da Igreja e no coração dos cristãos, exaltando também o papel de todas as mães:

“Hoje, celebramos a padroeira da cidade e da nossa Paróquia Nossa Senhora das Graças. O Evangelho sempre nos ajuda a fundamentar essa devoção, que é algo muito próprio do coração humano. Quem não tem noção de sua mãe? Todos nós, naturalmente, temos devoção, carinho, afeto, reconhecimento, agradecimento. As nossas mães que estão vivas ou já falecidas. E por isso, toda a festa de Nossa Senhora tem um sabor especial, porque nós temos a oportunidade na festa de agradecer, de reconhecer, de louvar a Deus por ter nos dado tão grande mãe.”

Os festejos em honra à padroeira mobilizam a paróquia desde o dia 15 de novembro. Este ano, o tema da festa, “Com Maria, somos chamados a viver a graça de Deus”, inspirou uma série de atividades religiosas e sociais. As festividades começaram com a celebração dos 76 anos da paróquia, depois a novena da padroeira. Durante nove noites, padres convidados conduziram missas diárias sempre às 19h, abordando diferentes aspectos da vida cristã sob a inspiração mariana. A programação social também animou os fiéis nos dias 23 e 24, com momentos de confraternização que fortaleceram o espírito de união.

O ponto alto da festa ocorreu a tarde, com uma grande procissão pelas ruas de Mesquita, reunindo centenas de devotos manifestando sua fé e gratidão à Virgem das Graças. A caminhada foi seguida por uma missa solene.

Devoção a Nossa Senhora das Graças

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, quando a Virgem Maria apareceu à Santa Catarina Labouré, no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris.
A Medalha Milagrosa foi uma instrução concedida por Nossa Senhora das Graças à Santa Catarina Labouré. A Virgem Maria disse que as pessoas que usassem a medalha com a sua imagem de braços abertos seriam protegidas e teriam suas graças recebidas.

A festa de Nossa Senhora das Graças é celebrada em 27 de novembro, data que marca a primeira aparição da Virgem Maria à Santa Catarina Labouré.

Veja a cobertura completa acessando o Flickr da Diocese abaixo, clicando na imagem ou passando para o lado:

Missa de N. S. Graças (Padroeira de Mesquita) 2024