Nota de Pesar pelo falecimento do Revmo. Sr. Padre Bernard Marie Raymond Masson, CICM

0
250

“E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima.
Não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor,
porque as primeiras coisas passaram.”
(Apocalipse 21,4)

Com profundo pesar, mas com firme esperança na Ressurreição em Cristo Jesus, comunicamos o falecimento do Revmo. Sr. Padre Bernard Marie Raymond Masson, CICM, ocorrido no final da manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, na Casa Central da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM), no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu.

Nascido em Blankenberge, na Bélgica, no ano de 1945, Padre Bernard completou 79 anos no último dia 13 de dezembro. Membro da Congregação dos Missionários CICM, o religioso concluiu seus estudos filosóficos em 1965 e teológicos em 1969, respectivamente em Bruxelas e Louvain, na Bélgica. Em Louvain, realizou também seu mestrado em Missiologia, apresentando em 1973 sua dissertação intitulada “A Conferência Latino-Americana de Medellín”. Nesse mesmo ano, o religioso desembarcou no Brasil, servindo inicialmente na Diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda, onde foi ordenado diácono em 8 de setembro de 1978 e presbítero três meses depois, pelas mãos de Dom Waldyr Calheiros.

Padre Bernard permaneceu na Diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda até 1995, quando foi enviado à Diocese de Nova Iguaçu. Último missionário belga ainda presente em nossas terras, desempenhou seu ministério como pároco nas paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Marapicu (1996–2010), Nossa Senhora de Fátima, em Cabuçu (2010–2016), e Santo Elias, em Mesquita (2016–2024). Em novembro passado, havia sido designado para colaborar como vigário paroquial em sua primeira paróquia nesta Igreja Particular.

O velório de Padre Bernard Masson acontece desde as 19h desta segunda-feira, 16 de dezembro, na igreja matriz da Paróquia Santo Elias, em Mesquita. A Missa das Exéquias será celebrada às 9h desta terça-feira, 17 de dezembro. Em seguida, às 10h30, o féretro será conduzido ao Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, onde será sepultado às 11h15, no jazigo da Congregação do Imaculado Coração de Maria.

Que o exemplo de serviço e disponibilidade eclesial do Padre Bernard seja para nós um farol que nos inspire na construção de uma Igreja cada vez mais missionária e sinodal. Que, sem medo, possamos também nós ser “enviados às nações para anunciar a Boa Nova, onde nossa presença se faz necessária, sobretudo onde o Evangelho não é conhecido ou ouvido (Padre Verbist).”

Confiemos este nosso irmão à intercessão do Imaculado Coração de Maria, para que o Senhor o acolha e lhe conceda a recompensa prometida aos servos bons e fiéis: a contemplação de Sua glória. Às queridas comunidades paroquiais de Santo Elias e Nossa Senhora da Conceição (Marapicu), bem como à Congregação dos Missionários CICM, expressamos nossa proximidade neste momento de dor, rogando que sejam confortados em Cristo Jesus, nossa única esperança.

 

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo Diocesano de Nova Iguaçu