Estudo Diocesano da CF 2025 reflete sobre Fraternidade e Ecologia Integral

0
243

A Diocese de Nova Iguaçu realizou, na manhã deste sábado (22), o Estudo Diocesano da Campanha da Fraternidade 2025, reunindo membros das comunidades que compõem os vicariatos diocesanos, agentes pastorais e lideranças no Auditório Dom Adriano Hypólito (Cenfor). O encontro teve como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, em sintonia com a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a CF deste ano.

A abertura do encontro foi conduzida pela equipe de animação diocesana da Campanha da Fraternidade, que motivou os participantes com o Hino Oficial da CF 2025, momentos de oração e reflexão. A programação inicial contou com a Leitura Orante da Palavra de Deus e a oração oficial da Campanha da Fraternidade, preparando espiritualmente os participantes para uma manhã de aprofundamento e partilha.

A formação contou com a presença do bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, que destacou a importância da reflexão sobre o cuidado com a criação à luz da fé cristã:

“Nós, este ano, vamos viver a Quaresma no espírito de sempre: espírito de oração, de escuta da Palavra de Deus e de conversão. A criação é uma palavra de Deus, e não podemos esquecer disso. Quando falamos de ecologia integral, lembramos que Deus fez todas as coisas muito bem feitas e pediu à humanidade que cuidasse delas. Precisamos aprender a cuidar melhor daquilo que Deus fez tão bem feito”, afirmou Dom Gilson.

O encontro teve assessoria do Pe. Josafá de Siqueira, SJ, ex-reitor da PUC-Rio e especialista em temática ambiental. Em sua fala, ele enfatizou os desafios ecológicos globais e a relevância da Igreja no compromisso com a casa comum.

“Vivemos um grande desafio mundial, pois sabemos que a casa comum enfrenta momentos difíceis, com as mudanças climáticas e políticas públicas que nem sempre respeitam os princípios da Doutrina Social da Igreja. Mas a Igreja no Brasil tem sido pioneira ao abordar temas urgentes da sociedade. A Campanha da Fraternidade nos lembra da relação integrada entre Deus, seres humanos e todas as criaturas”, ressaltou Pe. Josafá.

Após a exposição do assessor, foram realizados painéis temáticos, aprofundando diferentes dimensões da ecologia integral:

  • Catequese: Aprender com Jesus e os profetas o valor da criação;
  • Pastorais e Movimentos Sociais: Vida sustentável e realizadora do Reino;
  • Família: Preservação da criação para as futuras gerações; Juventude e Educação: Semente de Deus numa realidade social, econômica e ecológica;
  • Ecologia integral na Liturgia: Celebração da criação de Deus em sua totalidade e a espiritualidade ecológica na vida da Igreja.

Durante a formação, também houve a feira de produtos orgânicos do Projeto ABC dos Direitos Humanos, projeto executado pelo CDHNI, com produtos oriundos das 13 hortas que o projeto apoia no território da diocese, além de outros produtos que visam o aproveitamento total dos alimentos. Este projeto ambicioso visa promover a segurança alimentar e a participação política na Baixada Fluminense, abordando questões essenciais para a comunidade local.

Durante a manhã, os participantes aprofundaram a reflexão sobre a ecologia integral, compreendendo que a fé cristã caminha lado a lado com a responsabilidade socioambiental. O encontro encerrou-se com o almoço, fortalecendo o espírito de comunhão e partilha entre os presentes.

A Diocese de Nova Iguaçu segue empenhada na vivência da Campanha da Fraternidade 2025, motivando as paróquias e comunidades a desenvolverem ações concretas de cuidado com o meio ambiente e promoção da justiça social.

Confira imagens com a cobertura do Encontro da CF2025 no álbum do Flickr:

Formação Diocesana da CF2025