Nota de Pesar pelo falecimento do Revmo. Sr. Padre João Serra de Araújo, CSSp.

0
592

“Eu sou a ressurreição e a vida.
Aquele que crê em mim,
ainda que morra, viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim
não morrerá jamais.” (Jo 11,25-26)

Com profundo pesar, mas firmes na esperança da Ressurreição em Cristo Jesus, comunicamos o falecimento do Revmo. Sr. Padre João Serra de Araújo, CSSp. ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 21 de março de 2025, em Braga, Portugal, onde residia sob os cuidados do Lar Anima Una.

Padre João Serra nasceu em 4 de fevereiro de 1935, em Tadim, diocese de Braga, filho do casal Francisco Gomes de Araújo e Rosa da Costa Serra. Ingressou no Seminário de Godim-Régua em 1950 e prosseguiu sua formação nos seminários espiritanos. Em 1957, realizou seu noviciado no Seminário da Silva e professou os votos religiosos em 8 de setembro de 1958. Concluiu seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário da Torre d’Aguilha, sendo ordenado presbítero em 3 de novembro de 1963.

Sua vida missionária iniciou-se em Angola, onde serviu por 11 anos na diocese de Nova Lisboa (Huambo), lecionando no Colégio do Espírito Santo e no Seminário do Quipeio. Durante a guerra colonial, foi chamado ao serviço militar e atuou como capelão entre 1969 e 1971, recebendo louvor por sua dedicação. Em 1972, regressou à missão em Angola, sendo designado para a Missão Cachingues, onde permaneceu até a independência do país, em 1975, quando precisou deixar a região por questões de segurança.

Em setembro de 1975, chegou ao Brasil e iniciou uma fecunda missão pastoral. Fundou a Paróquia Santo Antônio, em Jales, e, posteriormente, atuou nas paróquias de Palmeira e Aparecida do Oeste em São Paulo. Em 1985, foi designado para Santa Fé do Sul, onde viveu em comunidade espiritana. Em 1988, foi nomeado Superior do Distrito Espiritano Brasil-Sudeste e, no ano seguinte, assumiu a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Mesquita, Queimados, onde permaneceu por oito anos. Também exerceu a função de ecônomo do Distrito Espiritano a partir de 1994. Após um tempo em missão em outros Estados do Brasil, em 2008 retorna ao Rio de Janeiro onde assume a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Queimados. Em 2022, retornou a Portugal devido às condições de saúde, passando a residir na comunidade espiritana em Braga, onde permaneceu até seu falecimento.

O velório do Revmo. Padre João Serra de Araújo será realizado em Braga, Portugal, seguido da Santa Missa de Exéquias e do sepultamento.

Que o testemunho missionário e o zelo pastoral do Padre João Serra de Araújo inspirem-nos na caminhada de fé e serviço ao Reino de Deus. Confiamos à Virgem Maria para que o Senhor da Vida o acolha na eternidade e conceda conforto aos seus familiares, amigos e confrades espiritanos.

 

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo Diocesano de Nova Iguaçu