Solenidade da Imaculada marca o encerramento do Ano Votivo de São José

No último dia 8 de dezembro a Igreja celebrou a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Esta especial devoção à Mãe do Senhor tem grande apelo em nossa região da Baixada Fluminense, onde quatro dos sete municípios que compõe a Diocese de Nova Iguaçu a tem como sua padroeira principal.

Dom Gilson Andrade celebrou a santa missa em três das sete paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Conceição. A primeira celebração aconteceu em Rosa dos Ventos logo no início da manhã, às 7h30. Em seguida, o bispo dirigiu-se para Nilópolis para celebrar a tradicional Missa da Cidade, às 10h e encerrou as atividades no início da noite na cidade de Japeri.

Em sua homilia na Missa da Cidade na centenária paróquia nilopolitana, Dom Gilson exortou ao povo que tudo em Maria é feito por Jesus e aponta para Deus. “Nosso Deus gosta de festa! Apesar de estarmos vivendo um vale de lágrimas com esta pandemia, e aqui têm pessoas que choram a dor da perda tantos entes queridos, a vida não é isso! A vida é a preparação para um encontro e nós estamos a caminho. Deus nos convidou para uma festa e nós preparou da melhor maneira, numa jovem. Hoje estamos celebrando o primeiro momento de existência de Maria. E o que tem nesse momento? Há uma abundância de bem e de Deus. Nela (em Maria) e a partir dela para todos nós. A Imaculada Conceição nos leva a crer que desde o primeiro instante Maria foi preservada de toda mancha e todo o pecado. Isso significa que a vida de Maria é luz, ou seja, transparência de Deus. Essa luz que ela reflete não é sua, mas a luz de Deus. Toda a luz de Maria vem de Cristo”, disse o bispo.

A celebração também marcou o encerramento do Ano Votivo de São José que fora instituído em 08 de dezembro do ano passado pelo Papa Francisco em comemoração aos 150 anos da proclamação do pai adotivo de Jesus como Patrono Universal da Igreja.

Veja abaixo imagens das missas com Dom Gilson Andrade:

Rosa dos Ventos

Imagens: Pascom Nossa Senhora da Conceição – Rosa dos Ventos

Nilópolis

Imagens: Adielson Agrelos / DNI – ASCOM

Japeri

Imagens: Pascom N. S. Conceição (Japeri)