Avaliar, celebrar, agradecer, confraternizar para continuar servindo com empenho e dedicação.

Com a proximidade das festas de final de ano e o início de um novo exercício de trabalho é comum as entidades realizarem avaliações nos seus diversos setores, traçar novas metas e é claro, confraternizar! E em nossa Cúria Diocesana não foi diferente.

Duas realidades que se completam

Com a presença de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, e com a moderação do Padre Max Jesus, Vigário Geral da Diocese, a avaliação dos setores aconteceu na última quarta-feira, 22 de dezembro, no auditório do Cenfor. Dirigindo-se aos funcionários, o bispo recordou que “este tempo em que nos aproximamos do ano final do ano é propício para que façamos uma avaliação e revisão da nossa caminhada. Esse ano fomos marcados fortemente pela perda de nossa querida irmã Elaine, que faleceu no último dia 17 de dezembro.” Dom Gilson exortou ainda sobre as duas realidades presentes no serviço da Cúria, administração e pastoral – “Que bom que essas duas realidades estejam juntas, pois serve para nos lembrar que todo o empenho da administração diocesana deve estar a serviço da pastoral.”

Obrigado, Frei Walter!

Ao final da avaliação, Padre Max agradeceu ao Frei Walter por todo o seu empenho e dedicação dispensados à Diocese de Nova Iguaçu. O religioso, após dois anos, deixará o serviço no Economato Diocesano e o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Nilópolis, pois foi designado pela sua Província Franciscana para assumir a administração do Convento de Santo Antônio no Largo da Carioca no Rio de Janeiro.

Sinal do sorriso de Deus

No dia seguinte à avaliação os funcionários reuniram-se novamente, mas dessa vez com para celebrar e confraternizar. Além dos setores da Cúria Diocesana estiveram presentes os colaboradores dos diversos organismos e projetos ligados à Diocese e ao seu Centro de Direitos Humanos.

A Santa Missa celebrada por Dom Gilson aconteceu na Capela Curial de São Bartolomeu e foi marcada pelo Gesto Concreto dos funcionários que sempre aderem à Campanha do Leite em Pó realizada pela Diocese no período das Novenas de Natal.

Dirigindo-se aos funcionários em sua homilia, o bispo exortou que “nos setores do nosso trabalho quando temos um problema sempre buscamos solução nos outros. Pedimos ajuda! Assim deve ser com Deus, pois Ele nunca nos desampara nem nos deixa sozinho. Sem Deus nós estamos sem caminho e não chegamos a lugar nenhum. E o mais interessante no Natal é que Ele vem ao nosso encontro. Deus está onde a gente pensa que ele não está. E ali ele sorri para nós.” E, continuando, explicou qual deve ser a missão da Igreja – “A missão da Igreja é ser sinal da presença de Deus em muitos lugares. E vocês colaboradores são isso. Sinal da presença desse sorriso de Deus, ajudando tantas pessoas. Quantos irmãos e irmãs encontraram a força para seguirem suas vidas graças ao apoio de vocês… Nos projetos, nas paróquias e nas pastorais.”

Recesso das atividades

Após a celebração os funcionários participaram de um momento de confraternização e a Cúria Diocesana entrou em recesso de final de ano, retomando suas atividades no dia 03 de janeiro de 2022.

Veja as imagens da Avaliação

Veja as imagens da Santa Missa