Quaresma: tempo de conversão e preparação

A Quarta-Feira de Cinzas abre o Tempo Quaresmal, momento propício para a conversão do coração e a preparação para a Páscoa do Senhor. O Bispo Diocesano de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, celebrou nesta manhã (02), a santa missa que marcou o início da caminhada quaresmal em nossa Diocese, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

A cerimônia marca também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Dom Gilson, durante a sua homilia, destacou a importância da Quaresma no convite a termos Deus como referência e citou o conflito armado que vem ocorrendo na Ucrânia e a educação (tema da CF 2022) como aliada da sociedade do bem viver.

“Nós estamos diante de Deus, quer dizer, existe uma referência que a gente pode sempre ter. Por isso, que a quaresma é um tempo onde somos convidados a voltar nossa vida, nosso olhar, nossas obras, nosso trabalho, tudo que fazemos tendo Deus como nossa grande referência. A referência do ser humano não é o seu umbigo, a referência do ser humano é um Deus cheio de misericórdia, cheio de amor, cheio de bondade, aquele que quer de fato nosso bem, que quer nos dar vida em abundância, vida plena. Os temas da Campanha da Fraternidade nos recordam isso, Deus quer dar vida plena para humanidade, já começando aqui nesta terra onde tudo é meio passageiro, vai passando. Mas, Deus quer que vivamos entre nós uma vida que valha a pena, mas, se a gente não tem a Deus como referência, aí é o império do egoísmo, é a tentação do poder, do usar o outro para satisfação pessoal, a busca desenfreada do poder e do dinheiro, isso é o que estamos assistindo nessa terrível expressão de guerra que acontece lá na Ucrânia. Quando os interesses não são os de Deus e os interesses de Deus são os interesses da vida humana, de uma vida humana que valha a pena, então, o egoísmo acaba semeando discórdia, violência, desconhecer o outro como aquilo que ele é, a outra pessoa é meu irmão, é minha irmã, mas, atenção isso não vem só por uma mera convicção nossa, esse foi uma dos grandes equívocos do Iluminismo, vamos criar uma nova humanidade dando simplesmente consciência, consciência humana de quem é o ser humano, do que é a sociedade, mas, se Deus fica de fora nada disso acontece, irmãos e irmãs. A gente pensa que a solução do mundo é educação, é parte da solução do mundo a educação, mas, se a educação exclui Deus mutila o ser humano. Porque o ser humano foi criado aberto para Deus, foi criado como imagem e semelhança de Deus, é tão importante isso. Não basta só uma consciência para que haja diálogo, para que haja fraternidade, não basta. É preciso que o ser humano tenha Deus como referência, tenha ele como referência, como eu dizia: Um Deus que é bom, um Deus que é pai, um Deus que é misericórdia, que quer o nosso bem. E, por isso oferece seus mandamentos, por isso nos dá a sua graça, para que nós possamos viver uma vida nova.”

Ao lado da Sexta-feira da Paixão do Senhor, a Quarta-feira de Cinzas são os únicos dois dias em que a Igreja recomenda às pessoas adultas a prática do jejum, ou seja, que abdiquem de uma das refeições principais, em sinal de disponibilidade e solidariedade.

O Papa Francisco pede ainda aos fiéis que façam neste ano uma intensa corrente de jejum e oração pela paz e o fim da Guerra entre Rússia e Ucrânia.

Veja as imagens da Missa da Quarta-feira de Cinzas

Imagens: Adielson Agrelos / ASCOM

Ouça na íntegra a homilia de Dom Gilson Andrade (Áudio-vídeo)

Clique aqui e leia a homilia de Dom Gilson Andrade